Para quem não sabe, Orgulho e Paixão é o nome da próxima novela das seis da Globo, com estréia marcada para março do ano que vem. Ela é baseada em um mix de Orgulho e Preconceito com outros livros de Jane Austen: Lady Susan, Abadia Northanger, Emma e Razão e Sensibilidade,isso, se não enfiarem mais coisa. Enfim, a Patricia Kogut publicou foto dos atores e atrizes que participarão da novela e fotos de atores que os interpretaram no cinema. Há vários, basta clicar aqui.
|
Vamos ver como fica isso aqui... |
|
Alguém lembra que Marianne tinha 16 anos no começo da história? |
Bem, eu entendo a necessidade da referência visual. Minhas referências são outras. Eu jamais penso em adaptação de Orgulho e Preconceito com o filme de 2005 na cabeça. Nunca. Fora, claro, que meu ponto de partida são os livros mesmo. A forma como a autora descreveu e marcou suas personagens. Por exemplo, não gostei do Thiago Lacerda como Darcy. Deveria ser um ator mais jovem, a personagem, no livro, tem 27 anos. Mas já vi gente, que não leu os livros, eu imagino, dizendo que Darcy tinha uns 36 anos, que as adaptações é que o colocam mais jovem... Bem, mais velhos eram Mr. Knightley (37 anos, ou mais) e o Coronel Brandon (35 anos ou um pouco mais). Com um detalhe, no filme da Emma Thompson, eles mexeram na idade das personagens para mais, até para a atriz poder interpretar uma das irmãs de Razão e Sensibilidade. Por isso, Alan Rickman não pode ser padrão para a gente pensar uma adaptação, salvo, claro, se a nossa referência for o filme de 1995.
|
Visualmente, uma boa escolha para Jane. |
|
Uma boa escolha para Lydia, eu diria. |
Indo ao ponto, Catherine Morland é a mais jovem das protagonistas de Jane Austen. Ela começa o livro com 17 anos. Daí, a foto da atriz Anajú Dorigon me causou um forte impacto. Não conhecia a atriz, olhando ela toda montada, me parece muito madura para interpretar a personagem. Aliás, ela me lembra uma atriz de Bollywood. Mas vai que a moça, que tem 23 anos, funciona? Só não entendi uma coisa, ela vai ser uma das irmãs Bennet? Tropeçando nas matérias sobre a moça, está escrito em todas elas que seu par romântico será Marcos Pitombo, logo, temos nosso Mr. Tilney. Me empolguei não.
|
Um acerto, mas é só a minha opinião. |
|
Boa atriz, mas ela seria ótima como Miss Bingley. |
De boa notícia, já que eu torcia por isso, Murilo Rosa será Mr. Knightley. Seu par, logo a Emma, será Agatha Moreira. Ela é boa, mas acho que ela seria melhor como uma das irmãs do Bingley. Aliás, ninguém fala se ele terá irmãs, quem serão elas. Se a referência for o filme, ele só terá uma irmã. Aliás, como irão arranjar as personagens secundárias, não sei.
3 pessoas comentaram:
Desculpa, mas acho uma péssima ideia. Os romances mantêm o decoro e têm um nível de humor o qual o público em geral não está familiarizado. Mixar essas histórias e tentar adaptar para outra mídia, de uma forma que dê audiência pode ser receita para uma heresia tremenda, visto que a emissora sempre visa o que agrada as camadas mais populares. Não queria ser preconceituosa, mas infelizmente o que popularmente agrada a grande maioria do público brasileiro não é o romance "água com açúcar", com o homem perfeito e salvador, e uma mocinha esperta.
Ainda bem que você está ciente dos seus preconceitos, ainda que não disposta a repensá-los. Muita gente considera qualquer adaptação de um clássico uma heresia, eu que li muita coisa graças ao cinema, é clássicos recortados para o público juvenil, agradeço a quem teve a idéia de tornar matéria para as "elites", na visão de alguns, acessível às crianças, aos pobres, às mulheres incultas. Espero que a novela possa despertar interesse em algumas pessoas, já será um ganho.
Eu adoro o Thiago Lacerda, mas estou muito temerosa com essa escolha para o Mr Darcy. Tanto pela questão da idade, como pelo fato dele ser sorridente demais. O Darcy era muito discreto, coisa que não consigo ligar ao Thiago. Acho que ele vai tornar o Darcy rabugento demais, na intenção de deixá-lo antissocial. Não sei. Vou torcer aqui pra estar errada!
Postar um comentário