Torikae Baya (とりかえ・ばや) é um dos mangás que eu compro em japonês, normalmente, espero até o final do ano e compro meus volumes atrasados no CD Japan (*tem banner no blog*). Para quem não sabe, esse mangá da autora de Shoujo Kakumei Utena (少女革命ウテナ), revisita a lenda que deu origem à garota-príncipe. Fora isso, é arte de Chiho Saito no seu auge, no seu melhor. Em linhas gerais, a história é a seguinte:
Na Era Heian (794-1185), um funcionário da corte do imperador encontra uma criatura mágica e termina entrando em atrito com ela. É amaldiçoado e quando seus filhos gêmeos nascem, a menina se comporta como menino, o menino como menina. O sujeito os educa segundo suas aptidões, a menina se torna o príncipe perfeito, o o menino, uma princesa perfeita, mas seus corpos não correspondem aos papéis de gênero que exercem (*performance, Judith Butler*). Ambos vão para a corte Heian. O menino-princesa atrai a atenção do Imperador, mas não pode retribuir suas atenções, porque, bem, ele não é ela. Da mesma forma, a garota-príncipe sente-se atraída pelo melhor amigo (*orientação sexual/desejo/sexualidade é diferente de gênero*), mas não pode revelar seu segredo. Daí, ela acrescenta dramas, personagens, mais o centro é esta lenda colocada por escrito no século XIII.
Enfim, nunca achei scanlations da série, talvez existam, mas tenho até o volume #11. Imagino que a série fecha com #12 ou #13, mais do que ideal. O último capítulo será publicado na próxima edição da revista Flowers, segundo o Comic Natalie.
[1] Quer saber o que é garota-príncipe? Meu capítulo neste livro é sobre esse personagem tipo. Tenho alguns volumes para vender ainda.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário