Em junho, uma propaganda da Nissin para seus Cup Noodles (*BLERGH!!!*) encantou todo mundo ao trazer a buxinha Kiki da Ghibli adolescente. Tentaram fazer o mesmo com Heide, cuja animação de 1974 é amada no Japão até hoje, o Sora News publicou a propaganda. Não conhece Heide de Johanna Spyri??? Nem o anime?
Heide foi publicado em duas partes em 1881 e conta a história de uma menina órfã que sofre menos que a média das suas coleguinhas da literatura. Sem mãe, nem pai, ela é criada por sua tia até os cinco anos, quando é levada para morar com o avô nos Alpes suíços. O velho é mal humorado, não se dá bem com os vizinhos e tinha rompido com a família e com Deus. Ele não deseja abrigar a neta. A menina começa a mudar a vida do velho, mesmo contra a vontade dele, além disso, faz um amigo, Pedro, o menino que pastoreia cabras, e sua avó cega.
Três anos depois, a tia retorna e leva Heide embora para Frankfurt, onde ela vai trabalhar (*sim, trabalho infantil*) como companhia de uma menina chamada Clara, que perdeu a mãe e passa seus dias adoentada e em cadeira de rodas. As duas meninas se dão muito bem, mas a governanta Srt. Rottenmeier, submete Heide a uma dura disciplina e ela adoece. O único consolo de Heide é aprender a ler e escrever. Uma visita da avó de Clara faz com que Heide aprenda o valor da fé.
Muito doente, o médico recomenda ao pai da Clara que mande a menina de volta para os alpes. Lá, ela recupera a saúde, consegue fazer com que o avô se reconcilie com a comunidade e com Deus, lê para a avó de Pedro e mesmo ensina o garoto a ler. Clara vem visitá-la e os dias na montanha fazem maravilhas pela saúde da menina que termina por voltar a andar.
Alps no Shoujo Heidi (アルプスの少女ハイジ), o anime, foi dirigido por Isao Takahata, de O túmulo dos Vaga-Lumes (火垂るの墓 ) e Princesa Kaguya (かぐや姫の物語), e teve 52 episódios. Eu assisti a série criança, no SBT. A série foi um dos primeiros animes que eu assisti na vida, era um novelão e seguiu mais ou menos o livro. Heide foi adaptado mais de 20 vezes para o cinema e TV, live action e animação. É um sucesso mundial. Quanto á propaganda, trazer Heide para o Japão dos dias de hoje, transformá-la em colegial, não teve, a meu ver, o mesmo efeito da propaganda com Kiki. Tirem a prova aí embaixo:
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário