Não conhecia, ou pelo menos me lembrava, da tirinha Pearls Before Swine de autoria de Stephan Pastis até hoje pela manhã. Pearls Before Swine é publicado diariamente em mais de 750 jornais nos EUA, já foi várias vezes premiada e tem como protagonistas um rato com humor ácido e posturas políticas de direita, um bode intelectual de esquerda e um porco de bom coração, mas bem idiota que é o melhor amigo do rato que se diverte humilhando-o. Há também a irmã do porco que parece tão fora de órbita quanto ele.
Pois bem, um post do Comic Book Legal Defense Fund (CBLDF) falando que uma das últimas tirinhas, a do dia 27 de julho, do autor foi censurada. Motivo? Uma piadinha muito inocente juntando ISIS e a NSA (National Security Agency). A tirinha simplesmente mostrava a porquinha cometendo um erro gramatical ao dizer "My friend and me". Em português seria como dizer "Minha amiga e mim". O porco a corrige dizendo "I think it's "I", not "me"." Ela retruca "HUH?", ao que ele insiste "I, sis! I, sis!". "sis" é uma abreviação de "sister". Ele estava sendo monitorado pelo NSA e, no outro dia, o FBI está na casa dele para prendê-lo.
Normalmente, os posts do CBLDF dizem respeito à censura em países como Irã, ou Paquistão, mas a censura está em todo lugar. Segundo o post, além de não sair nos jornais, tirinha sumiu de vários sites e do Facebook. O autor, no entanto, conseguiu publicá-la no Twitter. Eu achei sites que publicam Pearls Before Swines e, simplesmente, na sequência cronológica ela não aparece mais.
Enfim, acredito que está escrito em algum lugar do post que é direito não publicar uma tirinha, não foi a primeira vez que houve controvérsia em relação aos quadrinhos do autor, aliás, mas o banimento da forma como se fez é censura e, isso, em um ambiente democrático. De qualquer forma, me surpreende mesmo o quão sensíveis andam os americanos, porque a piada foi boa e inofensiva, ou mostrar que que os americanos são espionados diariamente pelo seu governo? Teve até filme do Will Smith sobre isso, vários anos atrás...
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário