No dia 22 de abril de 1946, o Jornal Asahi publicou a primeira tirinha de Sazae-san, personagem icônica criada por Machiko Hasegawa. Sazae era então uma adolescente lutando com sua família para superar os efeitos da guerra e sobreviver em meio às restrições da ocupação americana. Sempre com muito humor, a personagem cresceu, se casou e seu núcleo familiar passou a encarnar a família japonesa média. Sucesso até nossos dias, Sazae-san saiu dos mangás para a animação, rádio novela e outras adaptações com atores e atrizes de verdade.
Segundo o Comic Natalie, para comemorar (*e outras celebrações virão*) o aniversário da personagem, todos os visitantes do Museu Sazae-san receberão um cartão postal comemorativo entre os dias 21 e 24 deste mês. Se entendi bem, até o dia 19 de junho haverá uma mostra com as obras da irmã de Machiko Hasegawa, Mariko. Ela também era desenhista e ilustrava livros. Parece que o CN fala também de um pintor parente da mangá-ka, mas não consegui descobrir quem é ele.
Além da mostra, ontem foi lançado mais um volume encadernado das melhores histórias de Sazae-san. O tema desse volume é Primavera. Para quem interessar, esta é a página do museu.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário