O Túmulo dos Vaga-Lumes, o filme animado do Estúdio Ghibli, dirigido por Isao Takahata , em 1988, é muito conhecido pelos fãs de cultura pop japonesa. Hotaru no Haka (火垂るの墓) conta a história de dois irmãos, um menino adolescente e sua irmãzinha, que perdem pai, mãe, casa, são abandonados por parentes, e sentem toda a dureza do final da II Grande Guerra. Com momentos de tragédia e pequenas alegrias, o filme nos arrasta em uma experiência que, para muita gente, é inesquecível.
Lembro quando assisti ao filme pela primeira vez e digo foi uma das coisas mais tristes que eu já vi na vida. Ele me proporcionou uns 15 minutos de choro depois de terminar de assisti-lo, isso, claro, sem contabilizar o que eu chorei durante o filme. Na verdade, lembrar do filme ao escrever este post já me leva quase às lágrimas... Enfim, o filme foi lançado oficialmente no Brasil este ano em DVD e Bluray. Preciso comprar a minha cópia. Devo passar para meus alunos e alunas ano que vem, se tiver a oportunidade.
Enfim, o que muita gente não sabe - inclusive eu, ate agora - é que o filme é baseado em um romance de autoria de Akiyuki Nosaka. O autor, que tinha 85 anos, faleceu ontem em sua casa, em Tokyo. Seu corpo, segundo o ANN, foi descoberto pela esposa.
Nosaka nasceu em Kanagawa, em 1930, e O Túmulo dos Vaga-Lumes é baseado em suas memórias pessoais, ou seja, ele é o adolescente do filme. Por seu livro America Hijiki, e outros escritos, ele recebeu o mais importante prêmio literário japonês, o Naoki Prize, em 1967. Nosaka também é autor de uma famosa música infantil chamada Omocha no Chachacha (おもちゃのチャチャチャ). Há um vídeo aí embaixo.
O Túmulo dos Vaga-Lumes também teve um filme live action em 2005 e eu tenho certeza que um mangá... mas não consegui localizá-lo no Manga Updates...
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário