O site japonês MyNavi Women (via ANN) fez uma pesquisa com 257 homens adultos para saber quais os seus mangás femininos – shoujo ou josei – favoritos. Não é uma grande amostragem, mas, ainda assim, já vi Nodame Cantabile liderando outras pesquisas, especialmente, quando se trata de homens acima de 40 anos. Aliás, é o único josei do grupo. De qualquer forma, a seleção ficou muito curiosa... A maioria dos títulos são dramédias românticas, por assim dizer. Please Save My Earth é exceção, porque é drama mesmo e de ficção científica. Nenhum mangá de esportes entrou.
O traço comum entre eles, e é bom enfatizar isso, é que todos tiveram adaptações para animação, dorama, ou cinema... ou os três, caso de Honey and Clover, por exemplo, Haikara-san ga Tooru, o título mais antigo na lista, ou o já citado Nodame Cantabile. O sujeito pode ter chegado à obra por um de seus derivados. Acredito, aliás, que isso seja comum entre os homens adultos que curtem algum título shoujo ou josei. Outro traço comum entre os títulos é que todos são muito bons a sua maneira, ainda que eu deixe de fora dois títulos aí dos meus mangás favoritos. Sentiram falta de NaNa? Pois é, o povo está esquecendo... Os nove mais votados foram:
1. Nodame Cantabile (のだめカンタービレ) de Tomoko Ninomiya
2. Please Save My Earth (ぼくの地球を守って) de Saki Hiwatari
3. Hana Yori Dango (花より男子) de Yoko Kamio
4. Fruits Basket (フルーツバスケット) de Natsuki Takaya
5. Kimi ni Todoke (君に届け) de Karuho Shiina
6. Kare Kano (彼氏彼女の事情) de Masami Tsuda
7. Honey and Clover (ハチミツとクローバー) de Chika Umino
8. Haikara-san ga Tooru (はいからさんが通る) de Waki Yamato
9. Gekkan Shoujo Nozaki-kun (月刊少女野崎くん) de Izumi Tsubaki
Só por curiosidade, dos títulos citados foram publicados no Brasil: Fruits Basket, pela JBC; Honey & Clover, Kare Kano e Kimi ni Todoke, pela Panini. Da lista, só tenho esperança de ver por aqui Gekkan Shoujo Nozaki-kun.
2 pessoas comentaram:
Kimi ni Todoke émeu amor eterno \o
Atualmente, Orange vai no mesmo caminho... <3
Cheguei a comprar dois volumes em japonês do Please Save My Earth, mas desisti porque ficaria caro e percebi que nunca aprenderia japonês o suficiente para ler.
Mas shoujo e josei são coisas que eu gosto muito, e compro com frequência.
Postar um comentário