Sabe aquele sonho que a maioria das pessoas têm, isto é, trabalhar fazendo aquilo que ama? Pois é... No caso de professores, especialmente os universitários, é dar uma disciplina que seja ao mesmo tempo academicamente relevante e divertida para quem leciona e freqüenta o curso. O Rocket News 24 fez um post comentando que há um professor que conseguiu atingir este objetivo plenamente na National Cheng Chi University, a mais importante de Taiwan. Para se ter uma idéia, um estudante precisa esperar até 4 anos para ser admitido na disciplina Japão através do Mangá (Japan Through Manga), tamanha a fila de espera.
O professor da disciplina, Cai Zeng Jia, costumava chamar a matéria de Economia Política Japonesa e tinha um punhadinho de alunos. Daí, em 2006, ele mudou o nome da matéria e o curso bombou. Segundo o RN24, são milhares de alunos na fila, inscritos para quando aparecer uma vaguinha. :) Cai Zeng Jia, que morou no Japão, observou que os mangás conseguem abordar todos os temas relevantes sobre vários fenômenos sociais japoneses. Por que não usá-los então? O RN24 listou algumas (*Quantas são?????*) das leituras obrigatórias e dos temas correlatos:
Sanctuary (サンクチュアリ) – Dinheiro e política no Japão
Kenchou no Hoshi (県庁の星) – Burocracia japonesa
Kaji Ryuusuke no Gi (加治隆介の議) – Política japonesa
Naniwa Kinyuudou (ナニワ金融道) – A bolha econômica no Japão
Money no Ken (マネーの拳) – Conglomerados japoneses
Gu.ra.me! Daisaishou no Ryourinin (グ・ラ・メ!~大宰相の料理人~) – Relações internacionais japonesas
Black Jack ni Yoroshiku (ブラックジャックによろしく) – “For-profit organizations” (*Organizações que objetivam o lucro??? Entendo o sentido, mas não sei o termo correlato em português*) no Japão
Dragon Zakura (ドラゴン桜) – Sistema educacional japonês
Genzaikan Ryoukei Mofu (現在官僚系もふ) – O “exército corporativo” japonês
Kachou Shima Kousaku (課長島耕作) – O sistema de promoções nas empresas japonesas
Double Face (ダブルフェイス) – O emprego vitalício no Japão
Kami no Shizuku ~Les Gouttes de dieu~ (神の雫) – Profissões no Japão (Sommeliers neste caso)
Bem, bem… A única crítica que eu tenho, e isso só olhando a lista acima é que não há nenhum mangá que não seja seinen e protagonizado por homens, logo, parece que o curso dificilmente dá atenção para as mulheres e sua inserção na sociedade japonesa atual. E não seria difícil encontrar mesmo mangás seinen que tratassem das questões de gênero. O professor – ou quem redigiu a matéria e achou por bem não incluir, vai saber – poderia ser generoso e colocar pelo menos um Hataraki Man (働きマン) na bibliografia, só para citar um mangá que conseguiu projeção internacional. De resto, adoraria poder fazer este curso.
O RN24 ainda diz que o Prof. Cai Zeng Jia criou outra disciplina que está atraindo muitos, neste caso SOMENTE centenas, de estudantes, ela se chama Cinema e Relações Internacionais (Movies and International Relations). Nas palavras de Movies and International Relations “Lecionar é saber transmitir conhecimento. A fim de fazer isso, é preciso encontrar os meios certos. Não importa o que os métodos que usamos, precisamos primeiro obter a atenção dos alunos para que eles possam aprender.” Se todos pensassem assim...
P.S.: De todas as séries listadas, somente Sanctuary saiu no Brasil. Quer dizer, a Conrad publicou vários volumes, mas o mangá foi cancelado devido às baixas vendagens.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário