O que é misoginia? É o ódio às mulheres e tudo o que a elas está associado. Misoginia se manifesta em piadas, em cerceamento da liberdade feminina, em depreciação de tudo o que está associado às mulheres, etc. No futebol, a misoginia explode em vários momentos, especialmente, nas derrotas. São analogias com estupro, xingamentos depreciando as mulheres aplicados aos jogadores, imagens e bundas sendo penetradas por pênis, xingamentos à presidenta, e tudo o que há de pior. É como a explosão de racismo, só que como só atinge as mulheres (*ainda que simbolicamente*) a indignação é mínima. Esse comentário abaixo, veio do Pragmatismo Político, site de esquerda, e estava atrelado a um daqueles artigos bobos cheios de patriotadas. O título era Cinco Motivos para Acreditar que o Brasil pode Vencer a Alemanha.
Alguém acredita que essa pessoa seja psicóloga? Qual a formação? Será que é mulher mesmo? Enfim, acharam novo culpado e é uma mulher: a psicóloga da seleção. Seria cômico, mas é somente mais uma expressão de desprezo pelas mulheres. Faltou virilidade, os jogadores foram emasculados pela psicóloga que deveria ajudá-los. Fora, claro, o desprezo por um campo profissional importante. Ser psicólogo/a é exercer um trabalho que pode salvar vidas, ajudar a consertar caminhos, a descobrir novas possibilidades, a superar o passado, a acreditar nas suas potencialidades. Triste que muita gente ainda despreze profissionais que, em sua maioria, são muito importantes para a saúde mental de todos os que os procuram.
2 pessoas comentaram:
O Brasil ainda vai morrer por pura falta de bom senso.
Olha, me formei em psicologia ano passado e durantes meus anos de estudo e trabalho na área eu já ouvi cada coisa sair da boca de psicólogos por ae. Infelizmente, no Brasil temos alguns problemas em relação ao ensino da Psicologia.
Postar um comentário