Pode parecer que não faz sentido um post como este, mas acho interessante comentar as informações trazidas pelo Pro Shoujo Spain por vários motivos. Vejam só;
1. As bibliotecas públicas da Catalunha publicam um ranking dos quadrinhos mais emprestados/lidos. Há rankings assim no Brasil? Acredito que não.
2. Um shoujo mangá, The Gentlemen's Alliance Cross (紳士同盟† - Shinshi Dōmei Kurosu), é o quadrinho mais lido. E são sete mangás no top 10, dois deles quadrinhos femininos. E, uau! Arina Tanemura na frente de Death Note. ^___^
3. Nodame Cantabile (のだめカンタービレ) é o quarto quadrinho mais lido, mas o PSS ressalta que a série tem baixíssimas vendagens na Espanha. Sim, por lá, como na maioria dos países, as editoras informam quando um material vende bem ou mal. A questão que o pessoal do PSS levanta é "Por que tanta gente lê Nodame das bibliotecas e não compra a série?".
4. O mercado espanhol é bem parecido com o nosso em algumas coisas e, com a crise econômica, houve cancelamentos, diminuição de lançamentos e atrasos. Os shoujo e josei têm sofrido muito com esse encolhimento.
5. Estão vendo Emma ali? Não é shoujo, nem josei, mas deve ter um público feminino muito bom.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário