sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Entrevista fala do sucesso de Sailor Moon nos EUA


Eu estava há algum tempo com uma entrevista aberta aqui no PC para traduzir e finalmente tomei coragem. Não ficou uma tradução maravilhosa, desde já me desculpo, mas era importante colocá-la aqui no Shoujo Café. Pois bem, o ICV2 entrevistou duas figuras-chave da Kodansha nos EUA – Dallas Middaugh, da Random House Publisher Services, e Kumi Shimizu, O gerente geral da Kodansha Comics. Eles falam do primeiro ano da Kodansha no mercado americano, o sucesso de Sailor Moon, as estratégias de venda e o estado do mercado de mangás nos Estados Unidos. Eu não traduzi tudo, mas a maior parte da entrevista está aqui. O original, para quem quiser ler, está no ICV. Segue a entrevista:

Nós temos pouco mais de um ano de publicações da Kodansha. Como você avalia este primeiro ano?
Middaugh: Nó começamos em maio de 2011 com nossos primeiros títulos, e no último ano eu sinto que tivemos um programa bem sucedido de lançamentos. De longe, a coisa maior e mais emocionante no último ano foi o lançamento de Sailor Moon em setembro de 2011. Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos junto com a Kodansha e o que eu estou especialmente orgulhoso nesse momento é que Sailor Moon é a manga # 1 best-seller nos Estados Unidos atualmente para 2012.

Qual o total de volumes de mangá que vocês lançaram da Kodansha até o momento?
Middaugh: Nós buscamos lançar cerca de 80 a 90 livros por ano, por isso, apesar de não saber o número de cabeça, eu me sinto seguro dizendo que provavelmente temos cerca de 200 volumes em impressão, incluindo títulos antigos do catálogo da Del Rey. Portanto, temos cerca de 200 volumes no mercado agora.
Shimizu: de cerca de 50 títulos diferentes

Você está antecipando o ritmo de 80 ou 90 lançamentos por ano no futuro?
Middaugh: sim. Em média fazemos cerca de sete ou oito novos lançamentos por mês.


Os volumes de Sailor Moon foram os seus títulos mais vendidos. Você disse na New York Comic Con do ano passado que tinha acabado de voltar da gráfica e que a tiragem do primeiro volumes era de 100.000. Onde está essa marca hoje?
Middaugh: Eu não sei se estamos confortáveis partilhar quaisquer números sobre Sailor Moon neste momento. Quando fizemos o anúncio tínhamos aprovação vinda do Japão.

Já houve outra reimpressão desde então?
Shimizu: A primeira impressão teve 50.000, a reimpressão foi de 50.000, então o total foi de 100.000 para o volume #1 de Sailor Moon. Code Name: Sailor V teve a mesma marca, também.

Houve uma terceira reimpressão do volume #1 de Sailor Moon?
Shimizu: Não ainda. (…)

Ficamos surpresos com o sucesso de Sailor Moon, apesar de ter sido um título muito popular anos atrás e estar fora de circulação por um bom tempo tempo, havia alguma demanda reprimida. Você atribui o sucesso aos leitores que estavam familiarizados com a série ou novos leitores? Como é que as pessoas encontraram o título?
Middaugh: Eu acho que é uma combinação de ambos. Quando olhamos para as vendas, é claro, não temos nenhuma informação demográfica, mas fez ver um número maior do que o habitual de pedidos do nosso manga vêm através do Amazon. Isso indica que é um público que tem um cartão de crédito e que não tende a ser um público adolescente. Mas tendo dito isso, em uma base mensal Sailor Moon #1 continua a ser o nosso best-seller. Eu acho que é uma combinação. Inicialmente, nós pegamos todas as pessoas que eram os antigos fãs da série que estavam simplesmente muito animados em ver que o mangá estava sendo reeditado, mas isso em contrapartida aumentou a propaganda boca a boca. Nós posteriormente conseguimos colocar o título no Walmart, onde ele se saiu muito, muito bem para as nossas expectativas. O Walmart colocou a venda cada um dos volumes de Sailor Moon que continuaram se saindo muito bem. Então essa é a minha resposta: a primeira onda de compradores, creio eu, eram de pessoas que sentiam a nostalgia de ter lido oito ou dez anos atrás, mas os números continuam tão fortes que eu acho que nós estamos recebendo novos leitores o tempo todo.

Sabemos que haverá um novo anime de Sailor Moon, que vai demorar um pouco para chegar aqui. O antigo anime será exibido ou estará disponível em qualquer lugar e isto vai contribuir para a exposição do título de vocês?
Middaugh: Eu não acredito que antigo anime de Sailor Moon está disponível nos EUA atualmente. Quanto ao novo anime, não sei quem é o parceiro do produto nos EUA. Em termos de exposição para o nosso título, a única coisa que temos visto por aí são algumas camisetas na Hot Topic e alguns outros produtos, mas é só isso.

Quem controla o licenciamento de Sailor Moon?
Middaugh: Da forma como a coisa é feita no Japão, a produtora do anime controla o seu licenciamento e a editora controla o licenciamento do mangá. O padrão é que a maioria do merchandising seja feito a partir do anime, então nesse caso particular a licença do anime original de Sailor Moon é controlada pela Toei.

Então, as camisetas da Hot Topic foram licenciadas pela Toei?
Middaugh: Sim.

Você mencionou o Walmart como um novo canal de distribuição. Obviamente outra fonte de distribuição de livros, a Borders, foi perdido no ano passado. Você pode falar sobre o ambiente de venda de livros e como isso afeta as vendas globais de mangá e o que você espera ver pela frente?
Middaugh: Claro. Nós obviamente estamos prestando muita atenção à forma como as coisas estavam indo com a Borders ano passado. Nós começamos a publicar a nossa nova linha de livros em maio de 2011. É muito interessante para nós, porque não fomos significativamente impactados pela Borders, porque no momento em que começamos a publicar, ela não estava encomendando mais livros. Então, nós tivemos muita sorte. A perda de Borders não teve um impacto direto sobre nós, porque não tínhamos nada no mercado para ser devolvido, e nós realmente não pedemos um canal de vendas para a Kodansha Comics.

Estamos pedindo um quadro mais amplo: as oportunidades para atingir os consumidores diminuíram junto com as livrarias. O que você acha que isso significa para a venda de mangá daqui para a frente?
Middaugh: Nós falamos sobre os números e eu rastreio as vendas dos mangá de muito, muito perto. O número das vendas vem em declínio nos últimos dois anos, mas o que nós descobrimos no ano passado ou algo assim é que o declínio nas vendas sofreu dramática desaceleração. Assim, o que importa é que a maioria dos leitores de manga – geralmente quando estão comprometidos, estão comprometidos – são fiéis a uma série. Eu realmente acredito que é preciso mais do que a perda de um ponto de venda para impedi-los de ir atrás do mangá que eles querem ler. Assim, podemos ter perdido a Borders, mas nós vimos números subirem substancialmente na Barnes and Noble. Vimos nossos números subirem na Amazon, e lugares como a Right Stuf e a Anime AAA. Isto é baseado em comparação com como as coisas estavam com a Del Rey Manga. Os mangás estão lá, eles estão disponíveis para as pessoas que querem ler. (...)



O site da Hot Topic é esse aqui. Melhor ter poucos produtos a não ter nenhum, como normalmente acontece com os animes no Brasil. As camisas e as bolsas são muito bonitinhas. E, bem, falando em Sailor Moon, crescem os boatos de que o anuncio do licenciamento no Brasil deve vir logo. Mas são boatos. De qualquer forma, antes tarde, do que nunca.

1 pessoas comentaram:

E o mangá aki, pq será q tá demorando tanto? Burocracias d licenciamento da editora pro Brasil ou preguiça das editoras? =O

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