sábado, 21 de abril de 2012

Comentando Hadashi de Bara wo Fume - Volume 6


Anteontem terminei o volume 6 de Hadashi de Bara wo Fume (裸足でバラを踏め). Inevitável que eu lesse em velocidade acelerada e foi o que eu fiz. Só não tive pique para escrever a resenha. Enfim, não dá para fazer tudo o que se quer mesmo, e quando se quer... A segunda resenha de Escrava Isaura deveria entrar antes, mas nem terminei ainda. De qualquer forma, esse volume seis foi dos mais interessantes da série, emoção e reviravoltas do início ao fim. Aquele certo descompasso do volume 5, afinal, a autora estava voltando da licença maternidade, ficaram para trás e, claro, terminou em um gancho tão espetacular que eu teve que olhar as scanlations...

O volume #6 começa com o choque de Shouchiro ao ver o quadro de Sumi que Nozomu pintou. Nós sabemos que a moça não posou nua para o psicopata com cara de príncipe encantado, mas ele não sabe. E a tonta da Sumi entrou na casa dele... E Nozomu, que sabe que o casamento dos dois nunca foi consumado, pede que Souchiro lhe dê Sumi, pois ele pretende casar com ela. Não existe traço pior em Nozomu do que essa idéia utilitária que ele tem das mulheres. Elas são coisas para dar, jogar fora, trocar. Vejam como ele trata Miu, sua esposa. A partir daí, Souchiro, que já tinha banido Sumi de seu quarto, fica sofrendo e tendo alucinações. Sumi, deprimida, quer fazer as pazes com Souchiro, quer ser sua esposa de verdade, mas o próprio rapaz tinha deixado bem claro que o casamento deles era de fachada somente.

Nozomu, contrariado com a negativa de Souchiro, finalmente decide e aliar com Natsuki para destruir o rapaz. A partir daí, é um esquemão bem clássico de vingança. Natsuki identifica que o irmão de Sumi é um fraco, e o cretino do Eisuke não decepciona o vilão. Aliás, depois de no volume 5 ele ter tomado umas atitudes adultas e cuidado da crianças, agora ele desceu ao fundo do poço e acabou entregando de bandeja o segredo da irmã e de Souchiro. O volume termina com todos sabendo que Sumi era pobre, miserável seria melhor, e que nunca foi a filha de uma família nobre de outra província. Souchiro é pego na mentira e ainda fica enrolado por causa do desfalque que Eisuke deu. É claro que Natsuki e Nozomu são mais inteligentes que Eisuke, mas o irmão de Sumi é um lixo em todos os sentidos. Raramente uma personagem me desperta tamanha aversão como ele. Merecia cadeia, mas duvido que a Rinko Ueda o castigue como deve no fim dessa história.

De resto, o monstro do Nozomu empurra a esposa, Miu, para os limites do desespero e da sanidade mental. A coitada descobre o quadro e o destrói. Nozomu praticamente bate nela por causa disso, tratando mal os próprios pais, já que e teria o direito de fazer qualquer coisa com ela, já que se trata de sua esposa. Quando Miu tenta trazer o marido de volta, ele anuncia no meio de uma festa que ambos (*ela nunca foi perguntada, claro*) desejam se divorciar. A festa era como uma celebração de um acordo comum. Frio, ele nem para pra se questionar sobre os sentimentos dela e a moça, fragilizada, tenta matar Sumi. Ela termina internada em um sanatório. Só sairá de lá quando aceitar a separação. Sim, eu simpatizo com a Miu, ela é a personagem mais miserável e até realista desse mangá inteiro, porque duvido que muitas mulheres não tenham passado e ainda passem por crueldades semelhantes.


De resto, Keiko, a maid espiã começa a perceber o desprezo que Natsuki tem por ela, ou assim eu espero. Já Komai, está jogando. Ele se recusa a ajudar Souchiro, não aceita voltar a trabalhar para ele, aceita emprego na casa de Nozomu, mas continua mostrando grande preocupação pelo antigo patrão. Até desconfio qual seja o esquema, já que ele tenta atirar Sumi para cima de Souchiro e assim resolver o problema do casamento branco, mas não sei. Souchiro que estava tão inclinado a seduzir a esposa no volume anterior, agora mantém um controle para além do esperado... Quer dizer, não dentro deste esquema de história. A mocinha deve continuar virgem até o último ou penúltimo capítulo, eu imagino. Mas há o mistério de quem tocou fogo na casa dos pais do protagonista. Há também o mistério da aversão de Sumi por rosas...

De resto, o traço de Rinko Ueda estava espetacular. Lindo mesmo. Respeito por roupas de época femininas, ZERO. Ele quer se divertir e desenhar Sumi com roupinhas bonitinhas. Já os free-talks trouxeram informações sobre a pesquisa arquitetônica feita pela autora. As casas ocidentais da série existem, foram construções da Era Meiji que hoje são museus e coisas do gênero. Destaque do volume para a passagem da carta. Pelo menos Souchiro percebe que Nozomu mente e reconhece o esforço da ainda semianalfabeta Sumi em lhe escrever uma carta de desculpas. Foi uma seqüência muito boa. Hadashi é a melhor novela do momento para mim! ^_____^ Agora, um mês até o volume 7 chegar. Não vou comentar as scanlations.

7 pessoas comentaram:

Sabe olhando a capa do manga eu tbm ja tinha percebido isso antes, mas eu pensei q a Sumi poderia ser irma do Nosomu tipo ele fala assim q a mae dele parecia com ela e ele ainda tem uma foto dele com uma menininha(sem contar que os dois tem cablo claro e olhos azuis \o nem sei mas...) lah sei lah estou desconfiada.

Obrigada por mais uma resenha!
O Nozomu é um vilão daqueles... bem nojento e psyco...mas gosto dele,gosto da construção da personagem e ele movimenta a história.
E Eisuke é péssimo...eu realmente nem acho que ele seja engraçado.
Agora...tenho esse pressentimento também em relação a Sumi e Nozomu serem irmãos...vamos ver.

onde eu posso baixar hadashi de bara wo fume?!!! por favor me ajude, pois o site redisu.net só tem até o vol 06 capitulo 35, e não acho mais em lugar algum só em inglês... de todos os 83 mangas q eu li, esse foi o q eu mais amei!!! o redisu não vai mais traduzir... :( :( :(

Eu só sei onde em em inglês. Tente o Mangatraders.

É um mangá muito divertido de se ler! Pena que seja machista. =\ Bem, o machismo está presente em muitos mangás shoujos, é realmente uma pena!

Gaby, machismo se encontra em muitos mangás e não é privilégio dos shoujo, não.

Oi, Valéria! Só agora vi que você tinha respondido o meu comentário.
Mas acho que você não entendeu direito, eu não deixei muito claro. Mas é claro que existe machismo em outros gêneros de mangá. Existe machismo em todo tipo de mídia, em todo lugar. Eu dei ênfase aos mangás shoujos, e me deixe acrescenter agora também os joseis, por que são voltados, respectivamente, para garotas e mulheres. Eu sempre espero que as autores passem mensagens feministas para as suas leitoras, até por que o público é grande. Acho que seria ótimo se elas se manifestassem em mangás desse gênero, quebrassem antigos estereótipos, etc. Daria bons resultados.

Hadashi de Bara wo Fume é um mangá que eu gostei muito, e eu sei que você adorou. Mas justamente pelo meu carinho pelo mangá é que fiquei desapontada com essas coisas. Machismo é algo que eu não consigo simplismente deixar de lado, fazer vista grossa, quando vejo. :\

É claro que isso não é um erro apenas dos japoneses, e passar mensagens feministas nos mangás não acabaria com o machismo do mundo. Mas imagina o quanto o shoujo ficaria melhor ainda tendo mais feminismo? Aposto que as japonesas também gostariam.

Beijos, gosto muito do Shoujo Café, é um dos blogs que eu mais visito! ^^

Related Posts with Thumbnails