segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mães japonesas competem por decoração de lancheiras de filhos



















Mais uma pressão sobre as pobres mães japonesas... Não basta preparar a comida de forma saudável, é preciso se esmerar na aparência do lanche, porque existe uma competição. E é um trabalho estéril, porque horas de preparação são consumidas em minutos. Eu imaginava esses bentôs elaboradíssimos como algo especial e, não, algo que fosse preparado cotidianamente por algumas pessoas. A matéria é da BBC e tem texto, também. É só clicar aqui.

2 pessoas comentaram:

é, acho que se a tarefa diária for feita porque a mãe gosta, eu não vejo nada errado. Mas daí pra sentir a pressão social não são muitos passos, principalmente em um ambiente tão competitivo quanto o japão.

É só ver como o simbolismo do bentô caseiro é uma coisa muito forte nos mangas e animes. Um bentô caprichado, cheio de firulas e coisinhas bonitinhas, é usado como sinal de amor e cuidado, enquanto que o lanche comprado em loja ou feito com sobras do jantar, é visto como desleixo ou falta de amor.
O que é absolutamente injusto para com os pais, especialmente para as mães, que são muito cobradas na sociedade japonesa.

Related Posts with Thumbnails