sábado, 10 de dezembro de 2011

Estragaram a Figure da Tempestade dos X-Men!



Meu marido e eu estávamos esperando a figure da Tempestade (Storm) com design do Shunya Yamashita para a Kotobukiya. Mas quanta decepção! A personagem tomou como modelo a Tempestade desenhada pelo John Byrne, mas as alterações tornaram o conjunto um desastre. O rosto é muito bonito, mas não passa a tranqüilidade da personagem original, seu auto-controle. A capa é curta demais, assim como o cabelo (*e os japoneses são bons em fazer cabelão... O que aconteceu?*). Esses detalhes nas mãos, tentando ilustrar os poderes da Tempestade, não ficaram bons. E, bem, a hiperssexualização do uniforme – algo muito comum hoje em dia vide a discussão no site da Lola e esse Tumblr aqui – tornou tudo ainda pior. Tempestade foi criada com um uniforme sensual, coisa que não destoava dos quadrinhos de heróis da época, o problema é o exagero, o excesso. Super-heróis sempre tiveram uniformes um tanto ridículos, afinal, a inspiração vinha do circo mesmo, mas desde pelo menso os anos 1990, as roupas das heroínas cada vez se tornam mais diminutas. Não cabe, no caso desta figure, analisar poses, mas a forma como a parte de baixo do maiô foi colocada ajudou a destruir um todo que já não estava harmonioso. Coloquei imagens da Tempestade do Byrne e da figure. Bem, minha Mulher Maravilha vai continuar sozinha.

4 pessoas comentaram:

A escolha da aparência original da Tempestade foi correta, porém as modificações não foram felizes, principalmente a parte de baixo do maiô, muito cavada, deixa o ventre esquisito. O primeiro uniforme já possuia fanservice de sobra, não precisavam exagerar. Contudo o que mais me decepcionou foi a capa, feita de moléculas instáveis, criação do Senhor Fantástico, ela assumia a forma de asas elípticas quando Tempestade voava e, em outras situações, um longo manto negro. O rosto ficou muito bonito, mas o cabelo é demasiado curto e o efeito de raios não está bom também.

Tempestade é, ou era, minha X-Men favorita. Esta figure não lhe faz juz, infelizmente.

Gosto da Tempestade, especialmente por ser uma personagem forte, comparativamente ao papel tradicional das mulheres nos comics. Mas sempre foi uma forte candidata à hiperssexualização ("deusa" que voava nua pelos céus da África e tinha dificuldades para entender o pudor americano e a obrigavam a usar roupas?).
Sempre gostei da representação do Byrne, não só para ela como para outras personagens femininas. Mas a versão dele chega a ser pudica perto dessa figure. O maiô ficou um caos, mas pelo menos não segue tanto a tendência das figures para otakus, com aquelas poses absurdas destacando os genitais, seios e mamilos.
Mas o que mais me chama a atenção na figure é ela não ter nenhum traço étnico. O rosto é uma coisa genérica sem nenhuma personalidade.
Se bem que a Tempestade sempre teve cabelos brancos e lisos, com a bela desculpa de ser mutante. Aham, sei.

Ai-meu-deus!!! Tô com muita raiva aqui. A Tempestade é pra mim o que a Mulher Maravilha é pra você, ou seja, minha heroína favorita no mundo das HQ's.

Related Posts with Thumbnails