segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cinema & História – Uma Bibliografia Comentada



Todo mundo sabe que sou professora de História, então, imaginei que não seria mau postar essa lista aqui, também, além disso, aqui eu tenho os links do Submarino, da Livraria Cultura e do Book Depository caso alguém queira comprar um livrinho (*sim, eu preciso de dinheiro para várias coisas*). Pois bem, um amigo me pediu bibliografia sobre Cinema, Quadrinhos e História. Falta a parte de HQs, mas aproveitei meu pé torcido e a prisão domiciliar para listar e comentar tudo o que eu tenho de Cinema & História em casa. Sei que há vários outros materiais no mercado e tenho pelo menos mais um ou dois livros que não consegui achar para incluir na lista. Há desde livros muito específicos, até material que pode ser lido sem dificuldade por um público mais amplo. Segue a lista:

ADELMAN, Miriam, et al. (orgs.). Mulheres, Homens, Olhares e Cenas. Curitiba: UFPR, 2011. – O livro utiliza a categoria gênero na análise de vários filmes, os artigos são tanto sobre filmes específicos, quanto sobre a cinematografia de diretoras e diretores (ex.: Jane Campion), ou sobre como questões como família, prazer, sexualidade, etc. são apresentadas em vários filmes. Excelente material.

BARROS, José D'Assunção, NÓVOA, Jorge (org.) Cinema-História: Teoria e Representações Sociais no Cinema. 2ª ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008. – O livro traz artigos teóricos e outros sobre filmes ou épocas específicas do cinema usando representação social como instrumento de análise. Ótimo material para quem deseja ler textos que mostrem como é possível para historiadores discutirem cinema buscando analisar as representações sociais presentes nos filmes.

CARNES, Mark C. (org.). Passado Imperfeito – A História no Cinema. Rio de Janeiro: Record, 1997. – Coletânea de artigos escritos principalmente por historiadores americanos e britânicos, aborda filmes cronologicamente, além de trazer entrevista com cineastas e uma introdução sobre as possibilidades de interação entre cinema e história. A perspectiva do filme escapa em alguns momentos daquilo que vemos como história no Brasil. O primeiro artigo, por exemplo, é sobre Jurassic Park. Há também a ênfase na história dos Estados Unidos a partir da Idade Moderna. Mas, no geral, é um bom livro com artigos que vão do bom ao excelente. é um livro que pode ser lido por qualquer um sem dificuldade.

FERRO, Marc. Cinema e História. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010. – Clássico da discussão entre cinema e história, Ferro foi um dos primeiros historiadores a valorizar essa mídia como fonte para trabalhos historiográficos. Livro clássico e fundamental.

KAPLAN, E. Ann. A Mulher e o Cinema – Os dois lados da câmera. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. – Livro que foca na discussão do cinema como instrumento de disseminação de papéis de gênero tradicionais e opressão das mulheres e das possibilidades que de mudança proporcionadas pelo olhar feminista. Só não sou muito fã do viés da psicanálise.

KELLNER, Douglas, RYAN, Michael. Camera Politica – The Politics and Ideology of Comtemporary Hollywood Film. Indiana: Indiana University, 1990. – Livro que analisa o backlash na indústria cinematográfica norte americana na década de 1970, um movimento que dará destaque aos modelos conservadores de família, ao patriarcado, atacando os movimento feminista, a revolução sexual, os direitos das minorias, etc. A perspectiva do livro é fortemente marxista e os exemplos citados e os argumentos são muito contundentes.

___. A Cultura da Mídia. Bauru: EDUSC, 2001. – O livro de Kellner não é sobre cinema mas discute o uso político-ideológico do mesmo por parte dos movimentos conservadores dos anos 1980. Dentre os filmes analisados temos Rambo, Poltergeist e Ases Indomáveis. É quase uma continuação do livro Camera Politica.

MACEDO, José Rivair, MONGELLI, Lênia Márcia (org.). A Idade Média no Cinema. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009. – O livro foca, como seu nome mesmo diz, em filmes medievais. Além de artigos específicos sobre filmes, escritos por medievalistas brasileiros, o destaque é a Introdução do Prof. José Rivair Macedo intitulado Cinema e Idade Média: Perspectivas. Nele temos a discussão teórica das possibilidades e limites dos encontros entre cinema e história, dialogando com o clássico de Marc Ferro. Além disso, discute a presença da Idade Média nos filmes históricos e de fantasia.

MELEIRO, Alessandra. O Novo Cinema Iraniano – Arte e Intervenção Social. São Paulo: Escrituras, 2006. – Dissertação de mestrado da autora, trata do cinema iraniano atual e apresenta rica discussão teórica sobre as construções da tradição e o cinema como exercício político.

MOCELLIN, Renato. História e Cinema: educação para as mídias. São Paulo: do Brasil, 2009. – O livro é um resumo da dissertação de mestrado de Mocellin e mescla muito bem a discussão teórica com a experiência de sala de aula, além disso, traz análises de quatro filmes: 300, Tróia, Galadiador e Cruzada. Fininho, barato e muito bom.

NÓVOA, Jorge, FRESSATO, Soleni Biscouto, FEILGELSON, Kristian (org.). Cinematógrafo – Um Olhar sobre a História. Salvador/São Paulo: EDUFBA, UNESP, 2009. – Artigos teóricos e análises de filmes feitas por historiadores brasileiros e estrangeiros.

ROSENSTONE, Robert A. A História nos Filmes – Os Filmes na História. São Paulo: Paz & Terra, 2010. – Um dos melhores livros quando a questão é uma discussão teórica sobre os encontros e desencontros entre cinema e história. O autor discute os diferentes tipos de filmes, os preconceitos dos historiadores, e a possibilidade do cineasta ser ele (ou ela) também um historiador. Muito bom mesmo.

SOARES, Mariza de Carvalho, FERREIRA, Jorge (org.). A História vai ao Cinema – Vinte filmes brasileiros comentados por historiadores. 2ª ed. São Paulo: Record, 2006. – O título é auto-explicativo, historiadoras e historiadores brasileiros de renome, como Rachel Soihet, Sandra Jatahy Pesavento, Ronaldo Vainfas, etc., analisando filmes do cinema nacional brasileiro. Os artigos são bem acessíveis para um público mais amplo.

STEPHANOU, Alexandre Ayub. Cinema e História – Guia de Filmes. Porto Alegre: Gráfica Odisséia, 2010. – O autor é jornalista e doutor em História e faz reviews e análises de vários filmes e seu valor histórico. Sinceramente? Achei o livro muito superficial e sem argumentos claros. Elogiar o filme Olga e criticar Tempos de Glória é algo incompreensível para mim.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro, LOPES, José de Sousa Miguel (org.). A Mulher vai ao Cinema. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. – O livro é parte de uma coleção da editora Autêntica que possui vários volumes com títulos como A Infância vai ao Cinema, A Juventude vai ao Cinema, A diversidade cultural vai ao cinema, A Escola vai ao Cinema, entre outros. O livro é uma coletânea de artigos sobre vários filmes como Rosa Luxemburgo, Lanternas Vermelhas, As Horas, Frida, etc. Outro livro com artigos bem acessíveis, apesar das discussões teóricas mais complexas. E há o resto da coleção.

1 pessoas comentaram:

Incrivel lista.

Eu sabia que existiam muita analise e discussão sobre o cinema, mas a quantia e a variedade empressionaram.

Vou procurar alguns e divulgar.

Related Posts with Thumbnails