sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Japoneses dizem o que gostariam de ser quando crescer



Faz tempo que eu não posto nada aqui do site What Thinks Japan, que publica e comenta resultados de pesquisa. Pois bem, foi feita uma pesquisa on line com 1085 pessoas – 580 homens e 505 mulheres – entre 24 de abril e 24 de maio sobre o que as pessoas gostariam de ser quando crescer. Havia gente de todas as faixas etárias, e, a meu ver, adolescentes – 11% do total – não deveriam participar da pesquisa, afinal, eles e elas ainda podem concretizar seus sonhos (*Ou sei lá... Vide o texto do Contardo Calligaris*). Aliás, para quase todos os sonhos é possível ainda correr atrás. Explico “quase todos”, porque se você cisma de aos trinta ser ginasta artístico, bem, você nunca chegará ao nível daqueles que começaram com três, quatro anos de idade, tampouco irá para uma Olimpíada. Mas, de resto, pouca coisa é de fato realmente impossível, em todos os aspectos. Eu quando era criança queria ser “desenhista de desenho animado”. Não sabia eu que aqui, no Brasil, seria algo praticamente impossível, mas não recebi incentivo algum para ser desenhista... Curiosamente, mais mulheres do que homens sonhavam em ser mangá-ka... Segundo entendi, todos receberam um questionário com várias opções. Acho engraçado que a história do “Baker, cake maker”, que eu traduzi como “confeiteiro”. Alguém tem uma sugestão melhor? Seria legal ver as faixas etárias aqui. Enfim, segue o resultado dos japoneses.

Homens
1. Atleta – 100%
2. Piloto – 53,6%
3. Médico – 36,4%
4. Mangá-ka – 32,5%
5. Professor – 27,3%
6. Astronauta – 24,5%
7. Confeiteiro – 19,9%
8. Advogado – 17,9%
9. Cantor – 13,9%
9. Diplomata – 13,9%

MULHERES
1. Confeiteira – 100%
2. Professora – 65%
3. Mangá-ka – 48,6%
4. Cantora – 39,3%
5. Enfermeira – 35,7%
6. Apresentadora de TV – 19,3%
7. Intérprete/Tradutora – 14,3%
8. Modelo – 10,7%
9. Médica – 9,3%
10. Advogada – 7,1%

P.S.: A foto veio do site Anime.Com.br, de uma matéria chamada Escola de mangá em Tóquio.

2 pessoas comentaram:

'Confeiteira' está corretíssimo, Val! 'Baker' também pode ser denominado 'pâtissier', que é um termo francês da moda, agora. Fiquei muito feliz de ver que a profissão professor(a)está em alta, dá até esperança para os que estão estudando para lecionar, como eu.

Ótimo post! :)

Ahh eu achei bem interessante as pessoas escolherem patissier, pelo visto é uma profissão bem prestigiada hoje no Nihon (pelos homens e pelas mulheres). Não é de se espantar que há muitos mangas e doramas que focam nesse assunto.

Quem viu ou já ouviu falar sabe, os doces japoneses são realmente convidativos, não só os bolos criados pelos patissiers mas principalmente os wagashi.

Related Posts with Thumbnails