terça-feira, 30 de agosto de 2011

Anais da II Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos 2011



Para quem interessar, os Anais da II Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos já estão no ar. Meu trabalho se chama A temática da garota travestida nos mangás femininos japoneses: discutindo as fronteiras de gênero. Eu já comentei sobre ele aqui. São dezessete trabalhos ao todo. Para acessá-los, basta clicar aqui.

1 pessoas comentaram:

Muito bom o seu artigo, Valéria! Achei bem esclarecedor. Apesar de um dia ter pensado em me especializar história das mulhereres, terminei em um campo completamente diferente e perdi contato com esses estudos, principalmente com os estudos de gênero. Seu artigo é bem interessante, principalmente nos conceitos que você usa, como "tecnologias de gênero", que eu desconhecia completamente, embora o seu significado já soubesse com outros nomes. Afinal, nada é naturalizado, muito menos as definições dos papéis sociais/culturais.
Quando você fala na conclusão sobre a rigidez da sociedade japonesa quanto às mulheres e a presença dos mangás shoujos, refletiu uma pergunta que eu me fazia a um bom tempo: achava contraditório uma sociedade em que as mulheres têm a condição e o posicionamente que têm produzir histórias como essas, em que as mesmas mulheres assumem papéis de força e liderança. Acrescento uma pergunta à sua conclusão: as histórias das "garotas-príncipes" não seria um indício da maleabildade dessas regras sociais, uma "prova" de que há formas de negociação e de transgressão dessas imposições sociais para as mulheres no Japão?
Parabéns pelo artigo!

Related Posts with Thumbnails