quarta-feira, 15 de junho de 2011

Para quem ainda acha que Kaoru Mori publica shoujo...



Volta e meia aparece alguém para conversar que acredita que os mangás de Kaoru Mori , e resenhei o primeiro volume de Otoyomegatari (乙嫁語り) dia desses, são shoujo, ou que a revista Fellows! é uma revista feminina, por conta do seu elenco de mangá-kas e certos mangás publicados nela. Pois bem, já pontuei algumas vezes o que denuncia que o público alvo de Kaoru Mori não são as mulheres, ainda que algumas, como eu, leiam os trabalhos dela e gostem muito. O olhar, o fanservice elegente, tudo é para o deleite masculino, o romance em passo lento, bem ao estilo do que é feito em material para garotos, daqueles mais travados mesmo... ainda que eu ache Emma (エマ) muito mais atirado nesse aspecto do que o romance principal de Nodame Cantabile (のだめカンタービレ)...

Enfim, segundo o Comic Natalie, a edição atual da revista Fellows! - que é bimestral - trouxe um booklet chamado Bunny Fellows, no qual as autoras da revista desenham ilustrações de meninas vestidas de coelhinhas. Percebem o foco da revista? Alguma revista shoujo ou josei faria um booklet como esse? Olhem lá o site da revista. Eu que leio os freetalks de Kaoru Mori, realmente tenho dúvidas da orientação sexual dela (*e é a única autora que faz meu gaydar disparar, confesso*), porque em um dos volumes de Emma ela disse que tem um fetiche que é ir para bares onde as garçonetes se vestem de bunny girls (*coelhinhas*) e apertar o pom-pom das meninas. Posso ser limitada, devo ser, mas eu acho muito estranho que uma mulher heterossexual queira apertar pom-pons de coelhinhas... de qualquer forma, até para ter uma visão geral da revista Fellows!, pedi esse exemplar pela Fonomag... Vamos ver o que eu encontro nessa revista que, inegavelmente, tem mangás de grande qualidade.

2 pessoas comentaram:

Assisti a primeira temporada do anime Emma a uns 2 anos atrás, na época não sabia o que era seinen ou josei, e pensava que Emma era um shoujo, foi só depois que li mais sobre a autora no seu blog que descobri o que era seinen, mesmo assim continuo gostando de Emma e quero muito ler outras obras da autora como Otoyomegatari e Shirley, pois gosto de personagens femininas fortes, o traço da autora me agrada e a base histórica nas obras dela são muito boas e me agradam muito.
Acredito que a autora e suas obras são 'classificadas' como shoujo, por que as personagens principais de suas obras são garotas/mulheres e há romance, mesmo que seja muito leve. Ainda há no imaginário, que se a personagem principal é do sexo feminino a história é shoujo/josei e trata exclusivamente sobre romance e o público alvo é obrigatoriamente feminino.

Sim, as pessoas acham que é shoujo, porque pegam o superficial. Se olhassem o fanservice, pensariam diferente.

Related Posts with Thumbnails