Entre os dias 29 a 31 de Julho de 2011 estará acontecendo em Recife o Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos promovido pelo Núcleo de Pesquisa Sociedade Cultura e Comunicação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE (PPGS), juntamente com o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo - LACC, Núcleo de Pesquisa do Instituto de Ciências Sociais da UFAL. O evento é o primeiro a acontecer no Brasil e é mais uma demonstração da aceitação dos quadrinhos – comics, gibis, mangás, etc. – como objeto de estudos acadêmicos. Natania e eu fizemos proposta de grupo de trabalho e ele foi aceito. Se alguém quiser participar o nosso GT é o número 1:
GT01 - Pesquisa, ensino e quadrinhos
Coordenação: Profª. Drª. Valéria Fernandes (FTBB/DF) e Profª. Natania Nogueira (Rede Municipal de Ensino de Leopoldina/MG)
Material nascido dentro da cultura popular, os quadrinhos foram depreciados como fonte de estudos ou material digno de atenção nos cursos universitários, fora os preconceitos promovidos especialmente a partir dos anos 1950 com a publicação nos Estados Unidos do livro A Sedução dos Inocentes, de Frederick Wertham, que deixaram os quadrinhos marcados como material prejudicial aos jovens e crianças. Sendo assim, muitos dos primeiros trabalhos acadêmicos sobre e com quadrinhos tinham como objetivo ressaltar o seu caráter prejudicial. A promoção dos trabalhos com quadrinhos sem serem marcadas por uma nota pessimista, que muitas vezes obliterava a análise do material e da sua importância histórica e cultural, demorou muito a se tornar regra dentro dos ambientes acadêmicos internacionais. Nos últimos anos, entretanto, os quadrinhos foram promovidos a objeto de estudo nas universidades brasileiras, e, antes marginalizada, a Nona Arte vem sendo assunto de trabalhos e eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Antes quase restrita aos cursos de Artes e Comunicação, hoje as pesquisas com HQs se espalham por diversas áreas do conhecimento e vêm possibilitando intensa interdisciplinaridade, além de um diálogo com a cultura pop tão presente nas mais diversas mídias. A proposta do nosso grupo de trabalho é mapear as pesquisas com HQs – comics, mangás, bande desinée, fumetti, gibis, etc. – em nosso país, priorizando o uso dos quadrinhos como fonte, assim como as experiências pedagógicas com quadrinhos em sala de aula ou em projetos educacionais.
Objetivos do GT:
1. Mapear acadêmicas as pesquisas com quadrinhos no Brasil.
2. Discutir o uso de HQs em sala de aula e projetos pedagógicos no país.
3. Discutir as possibilidades e limites das pesquisas acadêmicas com quadrinhos no Brasil.
4. Levantar propostas para os próximos encontros nacionais.
3 pessoas comentaram:
Gostei muito da imagem que ilustra o post, a qual mangá ela pertence?
Abraços.
Valéria bem aqui em Recife?? Encontro Nacional de Pesquisa em Quadrinho?
Não vejo a hora!!!!
Vou me inscrever no evento e no seu GT com ceerteza!!!!
To quase me formando em comunicação e sempre gostei de quadrinho, tanto pra ler quanto academicamente.
Falando nisso, seu artigo sobre a Rosa de Versalhes é perfeito! Aliás, te admiro muito!!! Deve ser uma ótima orientadora!
Ansiosa! =D
Lady, é da Chieko Hara, mas não sei qual o mangá
Postar um comentário