sábado, 15 de janeiro de 2011

Karekano e Fruits Basket na Argentina



Segundo o Pro Shoujo Spain, a Ivrea vai lançar na Argentina dois shoujo mangá muito importantes e amados pelo público, Fruits Basket (フルーツバスケット), de Natsuki Takaya, e Kareshi Kanojo no Jijou (彼氏彼女の事情), de Masami Tsuda. O lançamento está previsto para a primavera e eles irão se alternar, saindo bimestralmente. Segundo o site espanhol, a Ivrea Argentina não investe em shoujo como a sua correspondente espanhola. No entanto, os argentinos têm a vantagem de compartilharem a mesma língua com os espanhóis, o que facilita, ou pelo menos assim eu acredito, o acesso aos mangás publicados na Europa. De qualquer forma, parece haver uma grande defasagem em relação mesmo ao nosso limitado mercado brasileiro. Aqui no Brasil, Fruits Basket foi publicado pela JBC e Karekano pela Panini.

4 pessoas comentaram:

Isso me fez pensar em uma coisa... Nunca ouvi falar de manga publicado em Portugal. o_o

Akira saiu em Portugal, mas os mangás que saem por lá são poucos mesmo. Mas anime eles lançam muito. De repente, o Hunter, que mora por lá, aparece por aqui para comentar.

Aqui não publica quase nada - e os raríssimos mangás que saíram geralmente foram cancelados no meio!

De séries terminadas, só Dragon Ball, Akira e o one-shot do Jiro Taniguchi O Homem que Caminha. Para não falar em algumas séries não-japonesas da Tokyopop.

Ficaram pelo caminho mangás como Mother Sarah, Ranma 1/2, Striker, My Hime, Vampire Princess Miyu e até Lupin III (sim, o clássico!).

Atualmente em publicação estão Astro Boy (o verdadeiro, não o remake que a Panini publicou no Brasil!) e uma segunda edição de Dragon Ball. A editora (Edições Asa, a maior daqui) prometeu também Yu-Gi-Oh e A Princesa e o Cavaleiro. Devido ao porte da editora, as chances dela ir até o fim com esse material são bem razoáveis, então há uma esperança.

Agora, o grande mérito que Portugal tem é mesmo a proximidade com a França (e, em menor grau, Espanha). O material publicado nesses países pode ser comprado sem grandes dificuldades por aqui.

Ocasionalmente algum material publicado no Brasil, em geral o que NÃO pertence às grandes editoras japonesas tipo Full Metal Alchemist, dá as caras nas bancas daqui. Mas é raro.

E é isso. Em compensação, aqui sai tipo mil vezes mais material franco-belga do que no Brasil...

Puxa, engraçado só sair esse tipo de material por lá agora. Só de olhar o catálogo da Ivrea dá pra ver que eles têm pelomenos 3x mais shoujos lançados do que a gente (muita Shinju Mayu tbm).

Related Posts with Thumbnails