segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eu vi a primeira presidente do Brasil ser eleita!



Eu avisei que escreveria um post para o Shoujo Café comentando a eleição de Dilma caso a coisa se concretizasse. E, da mesma forma que postei sobre a eleição de Obama, venho aqui agora comentar a de Dilma. Não vou discutir coisas que acho tolas como a frase “chegou a hora do Brasil ter uma mulher presidente”. Mulheres com competência para governar sempre tivemos, mas elas eram descartadas, bloqueadas, simplesmente pelo fato de serem mulheres. Quando princesas, a sua condição nobiliárquica lhes dava está possibilidade, sem passar por eleição. A Princesa Leopoldina exerceu função de governante quando D. Pedro estava na viagem a São Paulo que culminou no famoso sete de setembro. A Princesa Isabel ocupou o lugar do pai várias vezes. Mas eleita, ou mesmo candidata, nenhuma mulher tinha sido. Só de ter dois nomes femininos fortes na eleição, Marina Silva e Dilma, já era uma situação anômala.

Eu realmente não acreditava, quando sua candidatura foi lançada, que Dilma conseguisse chegar ao Planalto. E não por ser mulher, mas por ser desconhecida. Lula era uma estrela antes de eleito e sua popularidade só fez subir. E ele conseguiu transferir sua simpatia e popularidade para Dilma. Carisma é algo que não se transfere, agora, Dilma eleita terá que mostrar a que veio. No entanto, repito o que disse de Obama: Sei que efetivamente o fato dela ser mulher não representa coisa nenhuma, fora do ato simbólico que é ver uma mulher eleita em um país tão machista, tão carregado de preconceitos, e com uma campanha tão suja como aconteceu este ano. Hoje mesmo na Igreja, dois de meus alunos adolescentes me perguntaram em quem eu ia votar. O garoto, que iria votar em Serra, ficou horrorizado porque eu , professora de história, votaria em uma terrorista. Sim, a campanha de Serra fez questão de infamar quem lutou ativamente contra a ditadura, quando ele próprio o fez, ainda que sem pegar em armas. Já a outra menina, que não vota ainda, argumentou que era melhor anular o voto, porque “Dilma é sapatão”. Em uma campanha séria essas mentiras ficariam de fora, mas não foi assim. E a cereja do bolo foi Bento XVI aparecer para dar pitaco. Enfim, por toda a angústia e nojo que Serra me fez passar, desejo a sua morte política. Como ele traiu Alckmin e Aécio, os dois grandes vitoriosos do PSDB, tomara que eles o enterrem sem honras. E gostaria muito de ver o PSDB refundado, retomando seu ideário social-democrata e afastando-se da ala mais repulsiva da direita no Brasil. Será que isso acontecerá?

Enfim, não credito a vitória à Dilma. O vencedor é Lula, mas ela vai governar e irá imprimir a sua marca, juntando-se às outras 17 mulheres que estão no poder no mundo hoje. Pensem em quantos países temos e depois percebam como esse número é pequeno. Por isso mesmo, Dilma já está fazendo história. Sua importância é enorme. E eu sei que ela é capaz de governar com energia e competência. Rindo ou séria, cordial ou incisiva, ela será criticada e terá um governo dificílimo. Será julgada pelas suas rugas, pelas roupas que veste, pela cor do batom, por não ter marido e tudo mais que vocês sabem ser fundamental para um bom governo... feito por uma mulher, claro! E eu gostei da fala da queridíssima Marina Silva no Twitter, lembrou-me um pouco a elegância de McCain depois da vitória de Obama: “Quero parabenizar a ministra Dilma duas vezes. Por sua eleição como presidente e por ser a primeira mulher eleita para o cargo na República. (...) Aquela que era a candidata de uma parte dos brasileiros, a partir de agora, é a presidente eleita de todos nós nos próximos quatro anos”. Era essa a dignidade que muitos esperavam de Serra, mas ele não ofereceu. Não me surpreende. Ele agora deve estar sonhando com um possível golpe.

Enfim, eu estou muito feliz mesmo. Ouvi tanta bobagem por aí, recebi tantos e-mails sujos, ouvi e li tanta bobagem e mentira nos principais jornais e revistas deste país que me sinto de alma lavada. Agora, é esperar a próxima carga. A primeira já vemos no Twitter, é a culpabilização do Nordeste, esquecendo que mesmo em São Paulo e Rio Grande do Sul a diferença entre os candidatos foi apertada e que em Minas Gerais e Rio de Janeiro, dois dos cinco principais colégios eleitorais do Brasil, a vitória de Dilma foi convincente. Serra só ganhou nos estados dominados pelo agronegócio, e só ganhou de lavada em estados de pouca expressividade, como o Acre. Depois de tanto sofrimento, 11 milhões de votos de diferença não podem ser desdenhados... Salvo pelos maus perdedores. E a demonização do nordeste só vem confirmar o racismo e classismo mal disfarçado de alguns sulistas e paulistas que não olham seu próprio rabo. Vejam que São Paulo (*e não pensem que estou dizendo que todo paulista e paulistano votam mal assim*) elegeu Maluf, Clodovil, Enéas e Tiririca com recorde de votos. E, na boa, desse grupo, acho que o Tiririca periga ser o único do lote que talvez se salve em alguma coisa.

Mas voltemos para Dilma. Não sei se ela será uma excelente governante, mas ela nos livra de Serra e isso conta muito. Ela é uma construção (*guardem isso, porque é verdade*) de Lula, que foi o grande vitorioso do pleito. E o momento de grande emoção no discurso de Dilma, o único em um pronunciamento estudado e morno (*e sem menção aos direitos de todos independente de sua "orientação sexual" e com Magno Malta ao fundo*), foi quando o presidente foi citado. Ele triunfou sobre aquilo que há de mais reacionário no Brasil. Não é perfeito, tenho muitas críticas ao presidente Lula, mas é muito melhor que o Serra, a TFP, a ala direitista da Igreja Católica, o próprio Papa, o Silas Malafaia e tantos outros grupos e pessoas, como os que estão xingando o nordeste no Twitter. A maioria do povo brasileiro mostrou algum bom senso desta vez. Os que queriam "queimar a bruxa", talvez estejam agora colocando avatares de luto nos sites de relacionamento. Antes eles do que eu! Desejo à Dilma, que eu não acreditava ver eleita, que se impôs como minha candidata diante de todo esse circo eleitoral, um excelente governo, que ela coloque sua marca pessoal para além do ineditismo de representar todas as mulheres brasileiras. Sei que vamos subir sabe-se lá quantas posições no relatório de desigualdade de gênero. Espero que uma mulher presidente sirva para que tenhamos também mais governadoras, prefeitas, deputadas, senadoras e vereadoras.

Se um dia tiver filhas e filhos, quero poder recontar essa campanha, essa angústia, todas as humilhações que Serra impôs às mulheres, da apropriação discusiva dos nossos corpos, ao trazer o aborto para o centro do debate, até o estímulo à prostituição das suas eleitoras bonitas que deveriam trocar encontros com pelo menos 15 homens por votos. Mas ele perdeu, e toda essa corja terá que engolir uma mulher presidente. Enfim, daqui a pouco acordo para trabalhar e faço questão de ligar a TV para ver o Catão do SBT, o José Neumanne Pinto repetir que Dilma era uma candidata tão ruim que só o Aécio Neves seria capaz de perder para ela. Dilma e Aécio, talvez seu oponente daqui quatro anos, venceram, Serra e a PIG (Partido da Imprensa Golpista) foram derrotados. E vamos comemorar!

P.S.1: Para quem não entendeu a referência à Catão, trata-se de um estadista romano que terminava todo e qualquer discurso, segundo a lenda, com a frase "Ceterum censeo Carthaginem esse delendam" ("Por outro lado, opino que Cartago deve ser destruída"). Isso, porque Cartago tinha humilhado Roma e deveria ser varrida. Neumanne Pinto aproveitava de todas as suas inserções no jornal do SBT para falar mal do PT, poderia ser comentário de qualquer notícia de lingerie à futebol, mas sempre tinha que concluir com alguma crítica ao PT ou à Lula ou à Dilma.
P.S.2: Catão disse que não houve oposição, por isso Dilma venceu. Que todos foram intimidados e chantageados por Lula. Bem, ele não viu a mesma eleição apertada que eu vi. DSeve continuar fazendo a oposição surtada à Dilma só para manter a tradição.

17 pessoas comentaram:

Como falei no twitter, não escondo que tenho apreensões quanto a Dilma. Não por essas questões de "ser terrorista" (o que discordo totalmente) ou esses comentários de "ser lésbica" (alguém por acaso votou nela pra ser esposa?), mas por achá-la realmente despreparada.

Mas como também tinha mil apreensões com o Serra...esse segundo turno foi triste para mim.

O que eu queria mesmo era um segundo turno entre Marina e Dilma. Ficava decepcionada no 1º turno quando via pessoas dizendo que votariam em Serra porque "não adiantava mesmo votar na Marina" (ou no Plínio) "porque não chegariam no 2º turno mesmo". Tem gente que não entende como é importante dar apoio a um candidato, que aumentar o contingente de votos é que o faz crescer e ter credibilidade na política. Marina já deu uma reviravolta na reta final, mas me dá raiva quando penso quanta gente a apoiava mas ainda assim não votou nela porque "não valia a pena mesmo".

Enfim, mas errado mesmo é esse pessoal que agora está agourando o governo da Dilma, como se quem fosse se lascar não fôssemos nós. Como a elegantíssima Marina disse, agora ela é nossa presidente e nos cabe torcer muito pra que ela cresça, que seu desempenho seja o melhor possível, que satisfaça quem votou nela e surpreenda quem não votou.

Boa sorte à Dilma Roussef nessa nova fase da História do Brasil!

Ótimo texto! Gostei bastante também do comentário da Petra Leão, embora eu discorde desta quanto a Dilma não ser preparada para o cargo.

Estou muito orgulhosa do resultado dessa eleição, a Dilma ter vencido mesmo com essa capanha suja do Serra e do PIG é uma cooisa maravilhosa, tenho certeza que será um governo dificil, a opisição estará mais raivosa que nunca, mas estamos com Dilma!

Longe de casa, aproveitando o feriadão, mas não podia deixar de passar aqui e comemorar junto com vc.

Dilma sempre foi minha candidata e a sujeira da campnha serrista só reafirmou isso.

De qualquer forma, acabou, ela venceu e eu posso dizer as minhas sobrinhas que sim, mulheres podem ser preidentes, podem ser tudo oq quiserem.

Agora é não só torcer, mas cobrar p/ que ela faça um bom governo.

Fantástico texto. Disse tudo, absolutamente tudo o que eu estou pensando no momento. =)

Eu continuo triste. A Dilma não é a candidata que sonhava ver ocupando o cargo, já que ela é uma desconhecida sem a menor representação política.
Não foi, infelizmente, uma mulher que ganhou a eleição, mas a esperança de ver o fantasma do Lula governando.
Acho que a grande vencedora do pleito foi a Marina...

o resultado já era esperado, dizer que Dilma é sombra/boneco/etc do Lula é pura falta de conhecimento, pq Serra é/era o candidato do FHC e não teve coragem de colocar o próprio "mentor" na campanha, pq será?

Dilma tem orgulho do Lula, Dilma tem potencial sim pra governar, e provou isso ao Administrar o Brasil!

Dilma sempre esteve na minha mente, desde o 1º turno, não caí no conto do vigário em votar na Marina [ainda que fosse uma boa candidata pra alguns] pq era evidente até na última semana de campanha que ela não ganharia, e sinceramente não acho Marina preparada, pra mim ela foi uma jogada da direita e que vingou no 1º turno¬¬

Mas!!! Deu tudo certo no final^^

Do Serra é bem óbvio, meu pensamento é igual ao da maioria da nação, ele é um prepotente, arrogante, sujo, baixo, vil, caluniador e provou isso ao demorar em fazer a ilgação à Dilma, ao subir no palanque DEPOIS da Dilma fazer o discurso[o correto é ser o primeiro] e ainda fazer um discurso como se fosse o vitorioso, aproveitar e REAFIRMAR que será oposição "por isso Dilma se prepare", e o pior... Declarar sua imensa felicidade aos que fizeram a camapanha VIA E-MAILS/WEB/NET ou seja ASSUMIU QUE A CAMPANHA SUJA/IMUNDA DIFAMATÓRIA CONTRA DILMA FOI FEITA PELA DIREITA A MANDO DELE!!!!

BOM DILMA PRA VCS^^/

No primeiro turno eu fui Marinista. Votei nela porque eu realmente sentia que isso seria o melhor para o Brasil. Mas com o segundo turno e toda a sujeira que foi a campanha do PSDB, eu senti um arrependendimento muito grande e isso fez eu correr atrás de informações o que me levaram a votar na Dilma neste segundo turno.
Como eu disse no facebook, ter uma mulher como presidente é emocionante demais para mim, afinal, mulheres são discriminadas todos os dias, assim como os negros, os deficientes e a comunidade LGBT. Eu espero que ela realmente honre a sua posição e honre aos eleitores que acreditaram nela.
Eu realmente não acho que Dilma seja uma despreparada e se ela for, eu sei que ela dará a volta por cima mais uma vez, afinal, se trata de uma mulher incrivelmente forte.

Erato, Dilma é desconhecida em termos, ela fez uma carreira dentro das secretarias e ministérios. Sua área era técnica. Representação política ela tem, seu partido, o PT, e a coligação. Ela continuará um programa. O voto em Marina é que seria um voto pessoal, em alguém que, por mais méritos que tenha, e eu os reconheço, estava em uma legenda de aluguel. Caso vitoriosa, com quem Marina governaria? Exatamente por causa disso, eu nunca tive dúvidas em quem votar.

Petra, eu até pensei em votar no Plínio depois dos dois primeiros debates, mas quando ele se tornou "o troll", sendo grosseiro com Marina e Dilma (*com Serra, tb, mas eu não ligo*) e, depois, me soltou qeu Dilma tinha sido de direita, porque ra do PDT e que Brizola era de direita. ele morreu para mim. Brizola pode ter tido todos os defeitos do mundo, mas de direita ele nunca foi. E Plínio sabe disso.

Votei na Dilma. pesquisei bastante, vi os debates Tô feliz por ela ter ganho.
O twitter hj tá um nojo. Se ontem o negócio de chamar a Dilma de bruxa já tava ruim, hj tá sendo pior! Não satisfeitos em dizerem que no Nordeste só tem burro, que deviam deixá-lo se separar do país e etc, começaram piadinhas do tipo "se ñ fizer isso, Dilma vai vir te pegar de noite", "Halloween por 4 anos" e "agora o país vai pra frente, afinal mulher é uma porcaria pra estacionar, virar pra qualquer lado..." Vou fingir que Serra é bonitão e que os paulistas ñ votaram no Tiririca. (só nordestinos moradores de SP votaram no Tiririca? Quer me enganar que tem tanto nordestino assim lá pra transformá-lo no deputado mais votado do país? Ahan, Cláudia, senta lá!)

Bem, não votei em nenhum dos dois candidatos por não me terem convencido a votar neles. Mas espero que a Dilma dê certo e que tenhamos Ordem e progresso como está na bandeira (sim, não cumprimos essa promessa ainda).

Porem, devo dizer que pra mim a melhor opção pra presidente do país era, não, é a Marina Silva. Acho suas idéias e suas propostas de governo a melhor de toda a campanha eleitoral que tivesse esse ano. Seria a verdadeira mudança pra melhor que nosso país tinha a chance de ter. Infelizmente dessa vez não deu. Mas um dia quem sabe XD

Oi, Valéria, concordo com você a respeito do Plínio. Incluí ele ali não a respeito do meu apoio, mas a respeito de estar naquela faixa de políticos que tem gente eleitores em potencial mas que acabam não votando porque "ele não vai longe mesmo".

Se as pessoas acreditam em um candidato, votem nele, demonstrem seu apoio, independente de ser Plínio (e ele teve atitudes questionáveis, certamente), Marina ou quem quer que seja. Não vejo porque seria melhor "já ir votando no que vai ganhar" ao invés de votar no que você acredita e está por baixo e tentar mudar o jogo. Tudo isso é preguiça de ir votar no 2º turno?

(Pior é ver o pessoal tendo preguiça de votar no candidato que realmente acredita só porque está por baixo e não tendo medo de votar em figuras como Tiririca...)

Sobre a Marina, meu voto foi pela pessoa dela. E não me arrependo nem por um minuto. Sempre a vi como alguém com flexibilidade e integridade ao mesmo tempo.

Tenho muitas esperanças que ela cresça ainda mais politicamente nos próximos 4 anos, para que a tenhamos em uma próxima eleição. E espero que o PV volte a se encontrar, porque sempre foi o "meu" partido e é triste vê-lo como está.

Sobre a Dilma, só posso dizer que espero -- de coração -- que ela me surpreenda. Se existe algo que respeito no passado dela, é justamente o tão criticado fato de ela ter lutado contra a ditadura. É preciso muita força e vontade e caráter pra isso, e eu espero que, diferente de outras figuras que perderam essas qualidades ao longo da vida, essas características estejam bem presentes durante seu governo =)

Boa sorte a Dilma, fico muito feliz de sua vitória apesar da campanha suja do Serra.

Somente fiquei triste nessas eleições pela candidatura do Plinio, votei na Heloisa Helena na eleição passada e adorari MUITO ter visto essas eleições com Heloisa, Marina e Dilma.

Revivendo o post...

Por que a mídia parece ter essa resistência em adotar o termo PRESIDENTA? A palavra tá aí dicionarizada.

Vader, existe o paradigma para as duas formas, tenente/paciente/sobrevivente/presidente me soam melhor aos meus ouvidos que tenenta/pacienta/sobreviventa/presidenta. Quem quiser que use "presidenta", mas eu vou usar o comum de dois.

Quanto ao termo “presidente”, aí estou plenamente de acordo com a nossa consulente. Deverá dizer-se “a presidente”. As palavras terminadas em -ente são comuns de dois. Nem estou a ver nenhuma excepção: a presidente, a consulente, a agente, a cliente, a parente, a regente, a servente, a suplente, a tenente, a combatente, a concorrente, a confidente, a delinquente, a descendente, a indigente, a paciente, a recorrente, a requerente, a adolescente, a sobrevivente, etc. Tal característica decorre do facto de estas palavras serem na generalidade provenientes do particípio presente dos verbos latinos, com o significado primitivo de “aquele ou aquela” que preside, que consulta a respeito de, que age, etc. A terminação da palavra tem que ver com a duração da acção, e não com quem a pratica (masculino ou feminino), que vem identificado apenas no artigo.
Fonte: Ciber Dúvidas de Língua Portuguesa

Valéria,
estou como você escreveu: de alma lavada.
Mil vezes a Dilma do que este Serra.
Bjs

Related Posts with Thumbnails