sexta-feira, 30 de julho de 2010

Próximo à pintura, Miyazaki cria imagens deslumbrantes



Mais uma resenha da Folha de São Paulo sobre Ponyo. Nunca vi filmes de Miyazaki no cinema, quem sabe, ainda dá para ver Ponyo quando eu voltar para casa.

Próximo à pintura, Miyazaki cria imagens deslumbrantes

CRÍTICO DA FOLHA

Difícil imaginar um programa mais lúdico para as crianças neste fim de férias do que curtir uma sessão de "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar", mais um arrebatador filme de animação do japonês Hayao Miyazaki. Assistir a "Ponyo" no cinema é uma dessas experiências inesquecíveis que podem marcar para sempre a vida de uma criança -e de adultos também, claro. Miyazaki faz filmes desde os anos 1960. É considerado um mestre da animação japonesa. Fez grande sucesso com "A Viagem de Chihiro" (Oscar de melhor longa de animação em 2003) e "Meu Vizinho Totoro".

O diretor tem um estilo marcado por cenários complexos, quase surrealistas, e histórias que falam, basicamente, da natureza. Outros temas são a cultura e o folclore japonês. Ainda assim, seus filmes têm apelo universal. No meio de tantos desenhos animados que se gabam de destreza técnica e alta tecnologia, a animação de Miyazaki parece uma relíquia de um passado distante. Seus desenhos têm uma textura quase de pintura e um ritmo bem mais lento e contemplativo do que a média dos filmes infantis por aí.

Dá para perceber, em cada imagem, todo o trabalho manual e o esforço de Miyazaki. O filme conta a história de Sosuke, um menino que mora com a mãe em uma casa próxima ao mar. Um dia ele encontra um peixinho preso numa jarra, que ele batiza de Ponyo. Sosuke liberta Ponyo, e este beija o menino numa ferida no dedo. A ferida é curada e Ponyo, magicamente, adquire a forma humana.

Sosuke e Ponyo tornam-se inseparáveis, mas descobrem que misturar dois mundos -o marinho e o humano- pode ter consequências trágicas para todos. Parte alegoria ecológica, parte história de uma grande amizade, "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar" é um dos melhores filmes do ano. Uma overdose de imagens deslumbrantes. Corra para ver no cinema, porque a tela grande é a melhor moldura para apreciar a arte de Hayao Miyazaki. (ANDRÉ BARCINSKI)

PONYO - UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR
DIREÇÃO Hayao Miyazaki
PRODUÇÃO Japão, 2008
ONDE estreia nos cines Iguatemi Cinemark, Espaço Unibanco Pompeia, Jardim Sul UCI e circuito
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO ótimo

2 pessoas comentaram:

Eu fui assistir Ponyo no cinema, aqui em são paulo algumas poucas salas estão exibindo o filme com a dublagem original em japonês e as legendas em português, entretanto a fonte usada para as legendas não é a tradicional e por isso as vezes é muito ruim para conseguir ler, além disso os horarios, quase todos aqui em são paulo são de matinê, todos antes das 6hs, o q virou um problema pra mim, pq eu tive q viajar 2 fds seguidos, e para ver o filme, tive q trocar o horário do turno no trabalho, não contem q esse foi o motivo pra minha chefe!

Que filme lindo, assisti ontem no Netflix, é de uma delicadeza sem fim!!! Sinceramente, isso é animação de qualidade

Related Posts with Thumbnails