segunda-feira, 26 de julho de 2010

Me Perguntaram no Formspring 5: Há vida depois de Nodame Cantabile?



Ontem eu respondi uma pergunta (*anônima, como a maioria*) no Formspring que era a seguinte “agora que nodame contabile ira acabar, qual é o outro josei que esta fazendo mto sucesso?”. Acho que renderia um bom post nesta segunda-feira, especialmente, porque não estou com muita paciência para traduzir notícias do Comic Natalie. Estou de férias e nem sempre tenho internet razoável e preciso fazer outras coisas como visitar gente querida. Já basta que trabalhei (*e foi muito bom*) a semana passada toda no minicurso em Uberlândia. Vamos lá:

Tomando pelos rankings, o da Taiyosha e o da Oricon, e as notícias que aparecem no Comic Natalie, os josei em maior evidência no mercado japonês hoje são Chihayafuru (ちはやふる)e Ōoku (大奥). O segundo já foi licenciado nos EUA e na França e terá live action, também recebeu vários prêmios importantes e deve ganhar outros tantos. Só que é uma série difícil, que exige muito das leitoras e leitores. Já falei disso várias vezes. Scanlations não existem, exatamente porque eu acho que a série não tem furigana e ainda por cima é escrita em japonês propositalmente arcaico. Já Chihayafuru foi a redenção de Yuki Suetsugu, que tinha sido acusada de plágio. Há algumas scanlations da série e eu aposto que vai ganhar dorama logo, logo. Aposto mesmo!

Logo em seguida, eu citaria as séries de Akiko Higashimura, Kuragehime (海月姫), que terá anime estreando em breve, e Mama Wa Tenparist (ママはテンパリスト) que fala dos dramas da maternidade, tema que está na moda no Japão. Com o anime de Kuragehime devem aparecer scanlations, fora, claro, que a série já começou a ser licenciada fora do Japão. Deve ser uma tendência. Como Kuragehime fala de uma fujoshi (*fã de yaoi*) que, se entendi bem, quer ser mangá-ka, ela tem mais chances de difusão do que Mama Wa Tenparist. Mas como Higashimura está em evidência, tudo é possível.

Outra série que vende bem é Usagi Drop (うさぎドロップ) de Yumi Unita, que já comentei aqui. A série é sobre um jovem solteiro que adota a “tia” que era filha de seu avô e que ninguém queria assumir depois que o velho morre. O mangá já foi licenciado nos EUA, e terá live action em breve. É uma série muito simpática e que fala da questão da adoção, da educação de crianças pequenas e das dificuldades que um solteiro enfrenta nessa área. Outra série que está fazendo muito sucesso é Real Clothes (リアルクローズ), de Satoru Makimura, que fala de uma jovem que trabalha em uma loja de departamentos e cuida da seção de futons, ela é transferida para a área de roupas femininas e precisa aprender a se vestir e tudo mais. Teve dorama e está em evidência.

Outra série que sempre aparece bem cotada, mas nem tanto quanto as citadas acima, é Kiss & Never Cry (キス&ネバークライ), de Ogawa Yayoi, autora de Kimi wa Pet (きみはペット). É uma série que teve algumas scanlations, mas está aprada faz tempo. Fala de patinação no gelo e tem uma trama ótima, além de mostrar a evolução da arte da autora. E, por fim, acho que preciso citar Seito Shokun! Kyoushihen (生徒諸君! 教師編), de Yoko Shouji, que faz mais sucesso, talvez, que Usagi Drop e Kiss & Never Cry, só que depende diretamente da série original, pois trata-se de um gaiden de um mangá que foi publicado por dez anos a partir de 1977. A série que sai na Be Love conta a história de Nakki, a protagonista do original, agora que se tornou professora. A série josei teve dorama, e conta com um traço muito largado em relação ao que a autora fazia na época de mangá-ka shoujo. Como nem a série original, nem a atual, têm scanlations (*da primeira série há uns capítulos, acho*) só lendo japonês mesmo. Aliás, para ler josei, via de regra, é preciso ser fluente, pois furigana é quase zero.

Antes que alguém pergunte, Hataraki Man (働きマン) de Moyoco Anno é seinen, ainda que pudesse ser josei sem problema. Nana é shoujo, ainda que pudesse ser josei. Midnight Secretary (ミッドナイト•セクレタリ), que já terminou, sai na Petit Comics que tem protagonistas adultas, mas é revista shoujo. Hotaru no Hikari (ホタルノヒカリ), que tem segundo dorama no ar nesse momento, já terminou. O mesmo vale para Supuri (サプリ).

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails