sábado, 19 de junho de 2010

NewPOP marca um gol e lança Osamu Tezuka no Brasil



O último anúncio de lançamentos da NewPOP foi uma grande surpresa para mim. Segundo o Anime Pró, a editora NewPOP vai publicar Osamu Tezuka. As duas séries são Metrópolis (メトロポリス) – que teve animação lançada aqui no Brasil – e Dororo (どろろ). Eu realmente não tenho grande curiosidade por Metrópolis, mas devo comprar Dororo, pois desde a época em que o filme saiu (*link do IMDB*), tenho grande curiosidade pela série. Acredito que a derrocada da Conrad terminou por abrir a brecha para que outras editoras pudessem lançar Tezuka no Brasil, o que é um grande alívio. A NewPOP tem feito um excelente trabalho editorial até agora e eu gostaria muito de um relançamento com qualidade da Princesa e o Cavaleiro (Ribon no Kishi - リボンの騎士). O lançamento está previsto para julho. Enfim, segue a review postada no Anime-Pró:
Ambientado no Japão Feudal, Dororo é uma história de aventura e suspense, com toques de terror. Daigo Kagemitsu, vassalo de um general samurai oferece a 48 demônios 48 partes do corpo de seu filho que ainda não nascera, pedindo em troca o domínio sobre o Japão. O bebê nasce frágil sem partes importantes de seu corpo, e é logo atirado a um rio, de onde é resgatado por um curandeiro que lhe faz próteses e lhe salva a vida. O menino cresce sob o nome de Hyaki Maru e descobre a respeito de sua maldição: cada demônio daqueles 48 que ele matar o trará de volta uma parte de seu corpo, e logo sua humanidade roubada. Ele parte em sua jornada sobrenatural junto a Dororo, um menino ladrão, por entre fantasmas e demônios.

A história, originalmente publicada na antologia Shonen Sunday, rendeu a partir de 1967 4 volumes encadernados (que serão publicados pela NewPOP, na íntegra), um animê de 26 episódios em 1969 e um recente filme em live action, de 2007.

Já Metrópolis é uma história de ficção científica que reflete a visão de futuro da época na qual fora concebida numa narrativa de mangá visionária. Tudo começa na cidade de Metrópolis em meio ao fenômeno de manchas solares, quando o Dr. Lawton desenvolve sua pesquisa de células sintéticas, que logo chama a atenção do Partido Red, comandado pelo Duque Red. Temendo ter sua pesquisa usada malignamente pela organização, o doutor foge com seu humanóide, a quem chama de Michi. O doutor é assassinado, mas logo entra em cena o detetive Higeoyaji, que decide proteger Michi. Quando Michi descobre que não é um ser humano, inicia uma rebelião de todos os robôs de Metrópolis.

Publicado em 1949, o mangá é um dos primeiros sucessos e grande expoente da obra de Tezuka, resguardando idéias do inicio de sua carreira aliadas a algumas influências externas tais como a do homônimo filme de Fritz Lang (do qual o cartunista japonês dizia apenas ter visto o pôster na época).

2 pessoas comentaram:

Realmente essa notícia me animou muito, pois a NewPOP possui sim uma boa qualidade, e além do mais, é bom para que possamos ter novos trabalhos do Osamu Tezuka por aqui.
Fora isso, alguns dos títulos lançados ultimamente não me chamaram atenção, ao contrário desses dois mangás. Estou esperando para ver as capas e tudo mais. ^^

da newpop eu só adquiri os dois volumes das histórias dos irmãos grimm e fiquei curiosa quanto a "um litro de lágrimas", quero muito ler!
...
adoro a animação de metrópolis! lembro que vi num festival do rio de alguns anos atrás, o DVD à época era muito caro, por isso não comprei, mas agora... certamente comprarei os dois lançamentos! serão eles mensais?
...
sim, hoje percebo que o formato da JBC para o lançamento de "ribon no kishi" foi um lixo, tenho os volumes... um trabalho muito ruim mesmo! em relação à conrad, estou preocupada é com nausicaa, não tenho nenhum volume porque decidi adquiri-los após o lançamento completo; ela publicou até qual, quatro ou cinco?

Related Posts with Thumbnails