Hideko Mizuno é conhecida no Brasil, ainda que muito pouca gente não junte o nome a pessoa, afinal, ela foi a criadora do mangá que deu origem ao anime Honey Honey (Honey Honey no Suteki na Boken - ハニーハニーのすてきな冒険), que o SBT exibiu no Brasil nos anos 80. Mizuno é mangá-ka desde os anos 50, acho, e foi uma espécie de discípula de Osamu Tezuka. Seu mangá Fire! (ファイヤー!) é creditado como o primeiro shoujo mangá a atrair o público masculino, isso no final dos anos 60. Hideko Mizuno foi premiada pela Associação Japonesa de Quadrinistas durante a 39ª premiação. Ela recebeu o Literary Giant Award, pelo conjunto da sua obra. Outros premiados foram:
- Shinya Shokudō (深夜食堂) de Yarō Abe & Twilight Hospital de Makoto Ayusawa dividiram o prêmio principal. Shinya Shokudō teve dorama no ano passado.Cada prêmio corresponde a um valor em dinheiro, claro. Go Nagai, arroz de festa (*ele me lembra o Stan Lee*), era um dos jurados da premiação. :) A matéria completa está no ANN.
- Takumi Nagayasu recebeu o Prêmio de Excelência pela adaptação para mangá do livro Mibu Gishi Den (壬生義士伝) de Jirō Asada. Este livro virou filme em 2003 com o nome em inglês de When the Last Sword Is Drawn.
- Aōni Yamane, autor de tirinhas (4-koma), recebeu o Prêmio de Reconhecimento Especial pelos seus 60 anos de carreira.
1 pessoas comentaram:
Ela foi a unica autora shoujo a fazer parte do famoso Tokiwa-so – o combo de artistas que dividia a mesma casa junto com Tezuka e produziam em conjunto.
Postar um comentário