sábado, 17 de abril de 2010

Sobre a queda nas vendagens de mangás nos EUA



Segundo o relatório “State of the Comics Industry” publicado pelo ICV e replicados pelo ANN, as vendas de mangás nos EUS caíram de 175 milhões de dólares em 2008 para 140 milhões em 2009, uma queda de 20%. E a queda vem se acentuando, pois em 2007 as vendagens foram de 210 milhões de dólares. O encolhimento então foi de 1/3 entre 2007 e 2009.

O ICV e o ANN não levantam a crise econômica americana que vem de 2008 como fator que pode ter influído na queda. Parece que seu pai/mãe ou você perder o emprego não fazem diferença nas suas prioridades de consumo. As quedas maiores foram nas livrarias e, não, nas comic shops, reduto tradicional dos colecionadores de comics. Mas, enfim, os fatores principais apontados foram:

1. As leitoras adolescentes responsáveis pelo boom do mangá nos EUA ao consumirem principalmente os títulos shoujo cresceram e não migraram para o josei, mas vem deixando de consumir mangás focando em outras coisas, como a séries de livros da saga Crepúsculo. Olha, quais josei mesmo saíram nos EUA? A Tokyopop publicou josei antes do boom do shoujo mangá, com Kimi Wa Pet e os títulos da Sakurazawa, a Del Rey atirou Nodame no mercado e não lança nenhum volume faz muito tempo. E a VIZ só recentemente investiu em Honey & Clover, Ooku (*que é muito complexo para a maioria, eu suponho*) e Butterfly (*que saiu na Petit Comics, logo tecnicamente é shoujo*) e devem estar colocando Nana na roda, também. É muito pouca coisa e sem, provavelmente, procurar saber o que as leitoras querem ler. Sei lá, essa parte me parece relativa. Ter menos dinheiro deve pesar mais.

2. Segundo fator seria a falta de animes shounen na TV americana empurrando os títulos. Ou seja, Bleach e Naruto também estão vendendo menos. E o problema é das leitoras que migram? Sei... Engraçado é que o boom do shoujo nunca dependeu de animação na TV americana.

3. Scanlations. Claro que iriam culpar a pirataria…

4. Os fãs de mangá não adquiriram ainda o espírito de colecionador dos fãs de comics. Leia-se: é ruim, mas eu compro. Ser seletivo para mim não é defeito, independente do que as editoras possam dizer.

De qualquer forma, mesmo com a queda, os mangás representam 35% das graphic novels publicadas nos EUA e 38% das vendagens. Acredito que isso seja uma parcela importante, até porque os EUA produzem muito material nacional e este em um mercado saudável tem que vender mais que o importado. Ainda assim, o ICV ressalta no final que na Europa, onde os mangás se popularizaram antes, também houve um boom e uma queda. Só que posteriormente se estabilizaram em níveis bem satisfatórios. Acredito que isso vá acontecer nos EUA. E, claro, há a crise econômica que ficou fora da análise.

2 pessoas comentaram:

Bom, a matéria é auto-explicativa. Teve um boom e os mangás viraram moda, o mercado americano estava inchado e o que acontece nesses casos é mesmo ter uma queda e se estabilizar em um nível um pouco menor.

Eles óbviamente preferiram fechar os olhos para a crise, e isso é muito engraçado. Em momentos de crise as pessoas cortam o quê? O supérfluo, ou seja, quadrinhos, doces, roupas da moda...

Esqueceram de levar em consideração que não adianta ter Naruto sendo exibido na televisão se a qualidade do mangá caiu, e não foi só a qualidade de Naruto que caiu, Bleach também despencou e feio (e eu ainda tenho dúvidas se algum dia vai melhorar pq o autor desperdiça todas as chances de dar uma levantada na história, e não são poucas).

E pode escrever que se eles conseguirem acabar com os scans as vendas vão cair e vão cair mais do que eles podem imaginar.
O que faz um mangá vender? Eu acredito que é poder discutir com os seus amigos, a expectativa de quando vai sair um novo capítulo e uma dose semanal/mensal é bem mais viciante que esperar um volume novo a cada 3/4 meses as vezes mais.

Quando surgir um novo hit na net eu tenho certeza de que as vendas vão melhorar, mas não acho que ele vá aparecer agora. Talvez em shoujo apareça, mas em shonen ainda vai levar um bom tempo para descobrirem uma nova sensação.

Você muito boa a sua análise... Concordo em gênero, número e grau.

Mas sabe que eu acredito que ignorem a crise porque lá no fundinho querem dizer: 1. A culpa é dos mangás; 2. Era modinha; 3. Mulher não lê quadrinho mesmo, logo, o mercado de comics é que está certo. Mas estou meio amarga hoje. Talvez esteja vendo tudo pelo pior ângulo possivel.

Related Posts with Thumbnails