“Mash up” é o tal "gênero" que mistura clássicos da literatura – como Orgulho & Preconceito de Jane Austen – com elementos da cultura pop, geralmente ligada ao terror: vampiros, lobisomens, zumbis, múmias, etc. Já saíram vários, alguns com grande sucesso de público e possibilidades de chegarem às telas de cinema. Agora fiquei sabendo via Twitter que a última vítima é outro dos meus livros favoritos, Jane Eyre, ou melhor, Jane Slayre. Já sabem como é a piada, não é? Jane Eyre é uma “vampire slayer” como a Buffy, de repente, sua ancestral... a autora dessa façanha é Sherri Browning Erwin. Segue o resumo do livro:
Jane Slayre, nossa brava heroína caçadora de demônios, uma corajosa órfã que rejeitou o detestável clã de vampiros que a pegou para criar, seguindo os conselhos de seu tio fantasma para aprimorar seus talentos como para se tornar a destemida caçadora que ela está destinada a ter. Quando ela aceita o emprego como governante em uma grande propriedade no campo, ela cai de amores pelo seu novo patrão, Mr. Rochester, somente para descobrir que ele está escondendo um violento lobisomen no seu sótão na forma de sua primeira esposa. Pode uma combinação de criaturas da noite sedentas de sangue, devoradoras de carne humana manter nossa destemida dama do século XIX separada do cavalheiro que ela pretende desposar? Vampiros, zumbis e lobisomens transformam a inesquecível obra prima de Charlotte Brontë em uma aventura paranormal assustadora que irá deliciar e aterrorizar.Não sei se eu rio ou choro. Percebam que isso mexe muito com a estrutura do livro e a autora não se contenta com uma “criatura da noite” só, ela quer todas elas no seu livro. Sei, não, acho que nem todos os mash up serão tão bem sucedidos como Orgulho & Preconceito, & Zumbis.
4 pessoas comentaram:
O que me espanta é que tem gente que se propõe a ler essas coisas... Sei lá, posso estar sendo preconceituoso, mas achei essas ideias muito imbecis.
Sei lá... Acho que é tudo uma grande brincadeira, cara de pau, eu sei, vai cansar se todo mundo cismar de fazer, mas é piada.
Eu até que leria Mr. Darcy Vampyre, por exemplo, pois peguei outro livro da autora, Amanda Grange, e estou gostando bastante. Não deve ser somente um mash up.
Aliás, esse da Janey Slayre periga não ser, também, com tanta maluquice que a autora enfiou...
Nem minha querida Jane Eyre escapou dessa bagunça toda???
Bem, muitos romances vitorianos tem um clima que não torna impossivel a presença de criaturas sobrenaturais mais "discretas" como vampiros e fantasmas, mas lobisomens, zumbis, etc, requerem mais talento p/ não estragar tudo e se vc tem todas esses seres juntos ai vc precisa de bastante talento p/ não desandar a mistura.
Bem, depois que ler as verssões marsh up de Orgulho e preconceito eu vou se consigo acompanhar esses novos lançamentos.
Bem, acho válido dar uma nova roupagem aos clássicos; e se isso for por meio de paródia ou sátira, não vejo nenhum mal, desde que seja bem feito. E, sim, tenho curiosidade em lê-los e não me envergonho disso.
Postar um comentário