sábado, 20 de março de 2010

Mangás mais lucrativos do mercado Norte-Americano em 2009


O ICV publicou a lista com os 25 mangás mais lucrativos de 2009. O domínio é da VIZ, como não poderia deixar de ser. Dentre os 25, 9 são shoujo. Acredito que em 2009, Black Bird entre bem lá em cima, aliás, se Naruto é imbatível como produto, em segundo vem ainda Fruits Basket (*que terminou ano passado*), seguido de Vampire Knight. O outro shoujo no top 10 é Ouran Host Club. Já em shoujo, acho curioso ver D.N. Angel, mas, não, Loveless. Aliás, ambos os títulos são da Tokyopop. Infelizmente, nenhum josei entre os 25 mais valorizados, Honey & Clover, Nodame (*que não sai há quase um ano*) e Ōoku não aparecem. Parece que os americanos também não sabem dar valor às boas obras. Críticas à parte, gostaria que listas assim fossem publicadas aqui no Brasil. Mas não são, nem, pelo jeito, nunca serão.

6 pessoas comentaram:

era algo que eu sempre tive curiosidade de saber se no Brasil não fazem essas pesquisas de vendagens de mangás e rankings dos
mais vendidos.ainda não fazem,né?

Queria saber qual é a fonte deles, até pq não estou vendo muita coisa que costuma aparecer no Top10 do New York Times.
Se a fonte for as mesmas lojas para nerds do ranking q eles publicam mensalmente tá explicado.
A lista é até condizente com a realidade, mas faltam coisas aí.

Entre no site do ICV e veja. Eles são um dos mais conceituados sites sobre quadrinhos em geral dos Estados Unidos e publicam a cada seis meses um guia contendo informações do mercado de lá. Eles têm fontes muito seguras e o ranking do New York Times começou faz muito pouco tempo. No mais, o NT só publica 10 títulos por semana. Se você prestar atenção, estão TODOS listados.

Valéria, o que me incomoda é a lista que eles fazem mensalmente sobre comics (que volta e meia aparece um mangá pingado), as vendas de comics são estratosféricas e os mangás ficam lá na rabeira... E as fontes que eles usam nesse ranking são aquelas lojas de nerds de 30 anos.
Acho estranho aparecer algumas coisas e não aparecer por exemplo Vampire Kisses que ficou na lista do New York Times por um bom tempo (não que Vampire Kisses seja bom, mas ele ficou bem mais alojado por lá do que Tsubasa).
Além disso tem alguns yaois que duravam um belo tempo na lista e eu não estou vendo nenhum nesses 25.

Kadu, Vampire Kisses não é mangá, é produto americano. Não é licença japonesa. Percebeu isso? Há algum outro não-mangá nessas duas listas? Você está procurando no lugar errado. Eu publico o ranking do NT semana após semana, depois que ele foi criado e foi pouco tempo, e estão TODOS os títulos aí. Black Bird não está, porque o terceiro volume saiu agora, nem entrou apra efeito de ranqueamento ainda.

Normalmente, eles acessam dados da Diamond, que é a distribuidora.

Voc~e está procurando chifre em cabeça de cavalo, desculpe, mas é o que eu estou percebendo.

Yaoi na lista de mais vendidos é coisa muito pingada, rara mesma, e te desafiou a me apontar, porque eu não me lembro. Estranho a falta de Loveless, mas entre 25 mais vendidos, ele pode não estar listado.

Related Posts with Thumbnails