Quando vi a notícia no Comic Natalie imaginei “AH! Acabou a briga das autoras! Reedição de Candy Candy!”. Não, nada disso... No dia 12 de fevereiro haverá um seminário emu ma faculdade em Sapporo que contará com a presença da desenhista de Candy Candy (キャンディ・キャンディ), Paros no Ken (パロスの剣), Georgie (ジョージィ! ) e muitos outros mangás, Yumiko Igarashi. E é uma excelente escolha, porque Igarashi é uma grande desenhista, ilustradora e colorista. As inscrições para o seminário estão abertas, capacidade para 50 pessoas.
Para quem não sabe, há uma disputa judicial de muitos anos entre a desenhista, Yumiko Igarashi, e a roteirista, Kyoko Mizuki, pelos lucros da série. Segundo a roteirista, Igarashi se apropriou integralmente de Candy Candy e ela foi prejudicada. Essa pendenga – que deve ter uns 15 anos ou mais – faz com que o mangá não possa ser republicado, o que é uma pena. Eu acredito que , Kyoko Mizuki tenha razão. A maioria das pessoas nem lembra que ela escreveu Candy Candy, e mais, todos os melhores mangás de Igarashi não são roteirizados por ela, mas a sua arte marca de tal forma que as pessoas acabam esquecendo deste detalhe.
Para quem não sabe, há uma disputa judicial de muitos anos entre a desenhista, Yumiko Igarashi, e a roteirista, Kyoko Mizuki, pelos lucros da série. Segundo a roteirista, Igarashi se apropriou integralmente de Candy Candy e ela foi prejudicada. Essa pendenga – que deve ter uns 15 anos ou mais – faz com que o mangá não possa ser republicado, o que é uma pena. Eu acredito que , Kyoko Mizuki tenha razão. A maioria das pessoas nem lembra que ela escreveu Candy Candy, e mais, todos os melhores mangás de Igarashi não são roteirizados por ela, mas a sua arte marca de tal forma que as pessoas acabam esquecendo deste detalhe.
2 pessoas comentaram:
Olha, sinceramente, minha balança tende para a roteirista. Não sou fã de Candy Candy ou de Igarashi, mas por tudo que é pontuado, a impressão que tenho é que a desenhista foi antiética.
Roteirista não é escada para desenhista. Ambos são igualmente importantes e devem ser tratados com o mesmo respeito. Digo isso porque há sim desenhistas que olham o roteirista como se fosse uma espécie de parasita e acham que ele é a estrela. Já conheci gente assim.
Eu concordo com você, por tudo que sei, Igarashi realmente tomou para si quase toda a glória e os lucros. E se pegamos outros mangás de sucesso dela, sucesso mesmo, são mangás com roteirista, one ela só desenha e dá alguns palpites.
Postar um comentário