O site Universo Japonês (*que está nos favoritos*) publicou uma notícia interessante e eu trouxe para cá. Segundo este site, o Ministro da Justiça de Taiwan deu para todos os promotores – cerca de duas mil cópias – um mangá que narra um caso que foi chamado por ele de exemplo de “justiça reparadora”. Embora o Universo Japonês tenha dito que o nome do mangá é Love, sem maiores detalhes, pelo resumo (*mãe que tenta se reconciliar com a família do menino que seu filho, também uma criança, assassinou*) e por ter dorama só podia ser Aishiteru ~Kaiyou~ (アイシテル~海容~) de Minoru Itou, um josei mangá. A tal “justiça reparadora” implica em focar na reconciliação entre vítimas e réus, promovendo a cura e diminuindo confrentos. Não deixa de ser uma idéia simpática e humana.
2 pessoas comentaram:
Pelo que me lembro ja houve algumas tentativas de implantar esse sistema aqui no Brasil, mas infelizmente nenhuma foi levada adiante.
Deve ser menos problematico deixar todos os criminosos amontoados num canto qualquer.
Pelo menos os que não puderem pagR.
Essa idéia é defendida pelo partido anarquista francês já à alguns anos, e acho uma solução interessante pra alguns casos específicos...
Postar um comentário