Ontem o ANN publicou o ranking da Oricon. Como o ranking da Tohan não tinha saído ainda, vocês podem ver que eles não colocaram Oricon e Tohan. Acho que eles comparam os dois, mas às vezes eles são diferentes, como nesta semana em que Chihayafuru aparece entre os dez da Tohan. Então não sei mesmo o que fazem. De qualquer forma, foi uma semana pobre e efetivamente Vampire Knight foi chutado do top 30. Queda muito, muito rápida. Quem permanece é Nodame Cantabile, então acertei uma pelo menos. Chihayafuru aparece longe dos dez, e Papillon, da autora de Peach Girl, permanece entre os 30. O resto é novidade. Shitsuji-sama no Okiniiri é mangá de maids e butlers e Monokuro Shōnen Shōjo acho que vai ma mesma linha, mas com um recorte fantástico.
8. Nodame Cantabile #23
14. Shitsuji-sama no Okiniiri #7
15. Chihayafuru #7
23. Papillon - Hana to Chō #8
29. Monokuro Shōnen Shōjo #2
8. Nodame Cantabile #23
14. Shitsuji-sama no Okiniiri #7
15. Chihayafuru #7
23. Papillon - Hana to Chō #8
29. Monokuro Shōnen Shōjo #2
3 pessoas comentaram:
Pois é Valéria, mas notei que já fazem uns 6 meses q não divulgam mais o ranking da Taiyosha no ANN, ultimamente eles só postam o ranking da Oricon, que diga-se de passagem é o mais confiável.
Faz bem mais de seis meses, Kadu. O ranking da Taiyosha e cheio de problemas. Lembro qe quando o Manga News o abandonou argumentou que as sondagens eram feitas em lojas para otaku, e os resultados, por conta disso, poderiam não expressar o que japoneses/as estao lendo. Eu só traduzo, porque eles separam o ranking.
Li exatamente a mesma coisa em algum comentário no Maximum Cosmo, agora que você citou uma fonte tudo ficou claro.
Não posso falar quanto a shoujos, mas em relação a shonen aparecem coisas bizarras. Mangás que entram abaixo da 10ª posição (Medaka Box, Ane Doki) na lista do Oricon as vezes aparecem no top5 da Taiyosha, mangás como K-On aparecem no topo enquanto na lista oficial da Oricon estão bem mais embaixo. Na Oricon dá pra confiar já que ela é como o nosso Ibope, quando eu vejo algo estranho na Taiyosha eu logo desconfio.
Postar um comentário