quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Qual o melhor shoujo/Josei de 2009?


Pessoal, a pesquisa é rápida, só ficará no ar até 31 de dezembro. Gostaria de saber qual o melhor shoujo/josei lançado no Brasil em 2009 na opinião de vocês. A NewPop, se bem me recordo, não lançou nenhum; Asiteruze eu fiquei na dúvida, mas acho que o primeiro saiu este ano. Se esqueci de algum título, usem os comentários, por favor. Queria comentar o resultado no dia 01 de janeiro de 2010.

19 pessoas comentaram:

Que aflição ter que escolher entre Marmalade, H&C, Otomen e Aibaby. Mas o escolhido tem muito a ver com o que passei/estou passando esse ano.

Foi difícil escolher, fiquei em dúvida entre AiBaby e Otomen, mas acabei optando por AiBaby. Otomen é muito bom, mas é um "Ouran" com menos carisma.

Me espantei ao ver a enquete pois estou colecionando/colecionei todos estes títulos. Até mesmo o "gramaticalmente detestável" Unordinary Life. xD

Foi uma ótima leva de mangás, a que a gente teve este ano. Espero que o ano que vem seja tão bom ou melhor do que este.

Das 8 séries que começaram este ano, 6 são da Panini... Se você tivesse incluído Model da Conrad, mas Model é Sunjeong Manhwa, não é mangá, mas mesmo assim, será que não deveria contar?

Me impressionou ver que os votos estão todos centrados em H&C e Fullmoon. O pessoal deveria dar uma chance a coisas novas, mas eu realmente gosto de mais de H&C, apesar de estar conhecendo através da Panini. Já Fullmoon é um bom trabalho, mas está longe de ser ótimo, fica faltando alguma coisa, sei lá... sei lá, é bom, mas eu não conseguiria dizer que é o melhor, nunca.

Para o ano que vem eu espero impacientemente por: Kimi ni Todoke (vai que é tua Panini!! - apesar de achar que a JBC abocanha), Mei-chan no shitsuji (esse sim tem cara de Panini), Black Bird (pela Panini, no lugar de VK - eles adoram mangás com menos de 10 edições de frente ¬¬), quem sabe Midnight Secretary? A gente anda fazendo bastante barulho a respeito da série e vampiros sempre vendem.

Sobre Watari Yoshizumi eu acho que aconteceu algo muito engraçado, as pessoas se decepcionaram com o afamado Marmalade Boy e se surpreenderam com o Ultramaniac. Pelo menos o que eu vejo no orkut, todo mundo elogiando Ultramaniac que é uma série fofa, divertida e despretensiosa. Sei lá, acho que foi um novo "Merupuri", um mangá que a editora só percebeu que era sucesso depois que foi lançado e a propaganda boca-a-boca acabou sendo o método mais eficaz de propaganda.

Cá entre nós, esse foi o ano da Panini, tanto em matéria de shonen e shoujo quanto de quadrinhos em geral. A Panini está dominando as bancas. Será que a Conrad vai se reestabelecer algum dia?

Nem preciso dizer qual foi o meu voto! XD

Não acho que as pessoas votam em Hachikuro ou Full Moon por desconhecerem os outros.

Também não acho que Otomen seja cópiade Ouran. E um mangá com alma própria e que satiriza e hmenageia os shoujo mangá.

Quanto à Model, não é mangá. E duvido que alguém que goste de mangá vá dar preferência a um quadrinho coreano, se ele não for excepcional.

Puxa...comparar Otomen a Ouran dessa forma...T_T
Eu acho Full Moon uma linda história, conheci pelo anime, que só estou terminando de ver agora... Escolher só um é mt complicado!
Fico com Otomen e Full Moon. Mas o Otomen conseguiu até conquistar meu noivo que dizia não ler shoujo!;-) Agora até o Dorama ele está assistindo... ^.^ Mas eu realmente sou fã de Full Moon... Qt a Ultramaniac eu não comprei pq me decepcionei com Marmalade Boy. Acho que devia dar uma chance, não?!

Concordo com Kadu toh loka pra ler Kimi Ni Todoke *O* e bem pra decidir, na real de todos os títulos pra mim fico com MB, sei lah a história eh bm mais ampla, ao mesmo tempo que não enjoa, pelo menos eu amei o anime, o movie ainda nao vi XP.

Não gosto de Full Moon, não me agrada muito.-.-

Otomen achei interessante, mas não seria um manga que eu compraria,apesar de que amei o amigo que quer ser manga-ka^^ um sonho mt desafiador.

Ultra Maniac não tinha me chamado a atenção no começo, mas acho que vou dar uma chance pelo que o povo tah falando parece ser bem interessante mesmo. o.o

Agora que foi dificíil escolher entre MB e Eensy-Weensy Monster, porque eu sou apaixonada por KareKano.^^" Gostei do anime, ainda que tenha um final tão estranho, não cheguei a ler o manga todo, mas mesmo assim gosto muito. Bem nessa nova obra da Masami eu achei linda a história^^

Mas quando se fala de shoujo eu gosto muito dos que são prolongados porque dá pra desenvolver o psiquê dos personagens, você vai conhecendo-os gradativamente, entendendo as suas atitudes, as vezes até se vê em alguns!^^

Sobre Fullmoon, eu acho que já estava certo de que funcionaria bem por aqui. E acredito que seja possível que outros títulos da Arina Tanemura apareçam por aqui.
Mas, eu compraria só no caso de falta do que ler. Já torci o bico para a arte, é linda, toda emperiquitada, feliz...feliz demais!!! Daí fui lendo e achei que a coisa ficaria boa lá pelo volume 3 e então a história se resolve facilmente depois de um dramalhão dos infernos, me senti uma pata lendo aquilo. Dá vontade de trocar o mangá por pintinhos na feira. Sem falar naqueles free-talks infernais em que a autora só sabe reclamar e reclamar. Se está tão ruim porque não muda de profissão? =P
Nada contra quem goste mas, não funciona prá mim.
Depois de Hachikuro, acho que eu dou o segundo lugar para Otomen. =)

Meu voto foi sem nenhuma dúvida para "honey & clover". Msm não tendo um traço excelente existe uma coisa chamada personalidade neste mangá. Eu consigo sentir tudo o que se passa com as personagens e logo depois penso muito na vida. Seu eu pudesse escolher um segundo lugar seria Otomen. Amo mangás de comédia! E tbm discordo da pessoa que falou que é uma cópia de Ouran. Pra mim é claro que a mangaká de Otomen é muito mais madura que a de Ouran que, pelo menos no começo, é uma leitura extremamente cansativa.

Meus desejos para ano que vem:
*Lovely Complex
*Loveless
*Kimi wa pet
*Toward the Terra
*Thoma no shinzo
*Cantarella

sei que não vai vir todos eles, mas se pelo menos 3 deles viessem seriam um ano de shoujo mangá dos sonhos...
ps: "toward the terra" eu conheço pouquíssimo, coloco por recomendação de uma amiga.

Eu disse que Otomen é um Ouran com menos carisma pq ambos têm essa mesma aura de sátira aos shoujos atuais.
Convenhamos que Ouran é "Ouran", pelo menos na minha opinião é um mangá bem superior, Otomen é divertido e se foca mais no romance logo de cara, já Ouran leva um bom tempo pra engrenar algum romance mas desde o começo é aquela festa.
As semelhanças entre os dois são enormes, Ouran faz sátira aos mangás para fujoshi, satiriza Maria-sama ga Miteru escrachadamente com aquelas meninas do Zukabu, shoujos em geral e provavelmente muitos outros estilos que meu parco conhecimento não me permite perceber, já Otomen é ótimo, superior a 70% dos outros shoujos, mas ainda assim não tem aquele clima de festa de Ouran, acho que se deve principalmente ao menor número de personagens, enquanto Ouran é uma "orquestra", Otomen é "voz e violão." Sem contar é claro, que os personagens de Ouran roubam a cena, ninguém está lá por acaso, cada um tem a sua exata função, já Otomen tem o triozinho e algum personagem que faz uma participação aleatória, bom, foram 2 volumes, pode mudar, mas acho difícil. Ouran é festa desde o primeiro capítulo.

Eu gosto de Ouran, mas exatamente por ser "festa", ele roda, roda e não sai do mesmo lugar. E isso é um problema, pois One Piece faz isso e se dá bem lá no Japão, mas não sei se as pessoas lá vão acabar se cansando.

O anime, um dos meus favoritos do gênero, e com o melhor final aberto que eu já vi, sanou bem esse problema, pois não ficou enrolando e enrolando e enrolando.

JÁ Otomen é uma sátira aos shoujo mesmo, não somente ao yaoi. É referência em cima de referência. E eu, por enquanto, prefiro Otomen como shoujo de humor. Mas é aquilo, Otomen deve virar anime, mas o mangá não pose se esticar para além dos 10 ou 12 volumes. é mais que suficiente.

Comentando o comentário do Pedro, concordo com LOVELY COMPLEX eu amo esse manga, amei o anime, adorei o live-action, cara muito perfeito!! Até onde devemos tentar pra conquistar alguém, será que a felicidade nossa vale tanto quanto a do outro que amamos, desistir é como tentar de outra forma? São tantos questionamentos interessantes além da base da história em si, que é estar com quem amamos do jeito que esta pessoa é, ou seja, amar porque amamos não porque devemos amar^^ são questionamentos sérios, mas que são feitos de forma divertida.

Particularmente eu não sou chegada a Shoujo-ai, Yuri, Shounen-ai, Yaoi, ou LB, e etc, mas Loveless sem dúvidas me conquistou, a sacada do estilo de batalhas foi sensacional!!! Leio o manga, mas tah uma enrolação os últimos que saíram.

Agora Cantarella eu estou louka pra ler este, só vi algo aki no shoujocafé, mas me encantou. Até porque os Borgia... A história sem palavras... *emocionada* tah ai um manga que eu compraria, é que sou muito reservada com meu dinheirinho suadoXD

Eu não sabia que Otomen era uma 'sátira divertida' do shoujo o.o nessa vocês me pegaram.. só tive acesso ao 1 vol, e notei algumas coisas, mas sempre fico no 'será?'

E bem eu amo Ouran, divaga mt no começo, mas depois o desenvolvimento dos personagens é cativante!^^

Pois é Valéria, é questão de gosto.
E eu não sei quem foi a pessoa que te disse que One Piece roda, roda e não sai do lugar. Essa pessoa deve ter se confundido com Bleach pq One Piece até que é sucinto demais por incrível que pareça, as lutas duram geralmente 1 ou 2 semanas e quando é chefão final leva uns 4 capítulos, as sagas se desenvolvem bem rápido, uma saga de One Piece não costuma durar mais de um ano (geralmente tem sagas curtas e poucos meses e uma que dure um ano fechando um arco). O que acontece com One Piece é que é uma série altamente estruturada, o mundo de One Piece é muito extenso e pensado em todos os seus detalhes relevantes. Inclusive o que o autor não consegue colocar no mangá ele costuma revelar nas S.B.S.s (ninguém sabe o que a sigla significa até agora) que ficam naquelas páginas que os autores costumam preencher com esboços ou tirinhas.
Se eu for comparar com Bleach que teve uma "batalha" de um personagem secundário contra um vilão menor que durou pouco mais de um ano (é claro que intercalava com outras lutas, mas o foco era derrotar Szayel Aporro, espada número 8 de 1-10). Contabilizando tudo, foram 6 tankohons para derrotar um inimigo que poderia ter sido derrotado em muito menos tempo (e por incrível que pareça foi melhor que 99% das coisas que acontecem agora quando as vendas despencaram e o autor teve que mudar o ritmo).
O ponto é que One Piece é complexo, detalhado e tem um mundo muuuito amplo. Por mais que se queira apressar, ainda tem muita coisa pra acontecer, mistérios a serem revelados e inimigos conhecidos de longa data a se derrotar. O anime as vezes enrola um pouco, mas o mangá costuma ir direto ao ponto.
Se o Oda realmente levar mais 10 anos escrevendo One Piece e ainda mantiver a qualidade de sempre eu não duvido nada de que novos fãs surgirão e os antigoas se manterão fiéis.

Se vc estiver falando do começo que leva um bom tempo pra eles entrarem na grande rota... Puxa vida, esse "prólogo" valeu a pena, pois todas as pontas estão amarradas, para você ter uma ideia, pelo menos uns 60% dos personagens daquela época apareceram novamente e o "Leão Dourado - Shiki" que é o vilão do tal filme já era citado e aparecia como plano de fundo em um cartaz de procurado no primeiro ano da série.

Desculpe o imenso monólogo, mas é que eu sou realmente um fã e verdade da série.

Perdão, Valéria, mas porque Nana não está incluido na votação?!
Para mim, é um dos melhores.

Nana, Ouran, e outros saíram em 2008. Eu listei somente os que saíram este ano agora. E acho que esqueci um da Panini, mas não tenho certeza.

1 Litro de Lagrimas e Ranma 1/2 não contam? .-.

Eu não acho que One Piece rode e não saia do mesmo lugar (eu amo One Piece, então sou suspeitíssima para dizer, mas...). Ele tem arcos que possuem uma certa linearidade, mas a estória segue um caminho e evolui de forma clara. O autor também coloca muitos elementos estilísticos diferentes e deve fazer boas pesquisas de locações, porque cada arco é sempre muito rico em qualidade visual, uma delícia de ver. Além disso, os plots tem uma complexidade interessante e sempre trazem grandes surpresas. Fazer isso, semana a semana, não é pra qualquer um. Ouran é mais típico na questão do roda-roda, pois apesar dos personagens crescerem de uma forma ou de outra, o amadurecimento sentimental deles é lento demais. Entretanto, o mangá que realmente não sai do lugar é Yamato Nadeshiko. Parece que os personagens estão sempre voltando a estaca zero a cada fim de volume, o que me irrita tremendamente. Eu já gostei e agora eu fico apenas zangada com a autora, um saco.

Quanto a votação! Eu escolhi Honey and Clover. Gosto do clima do mangá, e gosto das idéias da autora. Embora não tenha apego especial por nenhum personagem, e até desgoste de alguns, simplesmente acho a temática do mangá muito relevante e adoro ler os volumes, porque são bem cuidados e o desenho é cativante. Enfim, sou toda elogios, com certeza.

Também adorei Full Moon na época em que li, o único que realmente gostei da autora. Foi mais pelo tópico emocionante do que por qualquer outra coisa, então H&C ainda ganha.

Nenhum dos dois é shoujo ou josei. Ranma 1/2 é shounen, 1 litro é seinen.

Hum... é difícil responder a enquete, já que eu não li nem metade desses mangás. Pena T_T

Related Posts with Thumbnails