domingo, 6 de setembro de 2009

Mein Kampf mangá vende mais de 45 mil cópias no Japão



Segundo o ANN, a editor East Press vendeu mais de 45 mil cópias da versão mangá de Mein Kampf. Enquanto isso, a obra original, cujos direitos pertencem ao estado da Bavária, está com sua proibição de publicação em questão na Alemanha. O ANN, cita que várias organizações, inclusive judaicas, pedem a liberação do veto que vigora desde 1945. Ainda segundo a matéria, Mein Kampf cairá em domínio público em 2015 – ano dos 70º aniversário da morte de Hitler. Muita gente duvida que os japoneses tenham conseguido direitos para fazer o mangá.

A resistência do estado da Bavária em, liberar a publicação se assenta no medo de que neonazistas possam lucrar com o livro ou que a obra alimente o antissemitismo. O instituto de História Contemporânea de Munique disse ao Asahi Shimbum que acham que um mangá não seria um meio adequado de publicar o material, porque ele exige posicionamento crítico. Concordo, para isso deveriam fazer uma bela introdução convidando algum especialista na questão.

Já falamos da East Press (*façam uma busca por Mein Kampf ou O Capital*) antes no Shoujo Café, e ela tem uma linha de clássicos em formato mangá que inclui, além de Mein Kampf, obras como O Capital de Marx, a Divina Comédia, Os Irmãos Karamazov, O Príncipe de Maquiavel, assim falou Zaratrusta de Nietzsche, Rei Lear, e muitas outras. Eu adoraria ter acesso à lista completa do material e ao material. As fontes usadas pelo ANN foram: Asahi Shimbun, Los Angeles Times, Bloomberg, Forward.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails