sábado, 15 de agosto de 2009

Filmes dos Anos 80: Esqueci da Academia de Gênios!



Ah, quando falei do Hughes e emendei comentando filmes adolescentes dos anos 80 que eu gostava bastante, esqueci de falar de Academia de Gênios (Real Genius - 1985). Como eu pude esquecer? Era divertidíssimo e é um dos poucos filmes com o Val Kilmer que eu gosto. ^_^ Lembrei ontem, porque peguei um pedaço de Mythbusters - Caçadores de Mitos e eles tentando descobrir se era possível estourar pipoca com um raio laser. De onde saiu o mito? Deste filme, claro! Cena final antológica. :D E o mais bizarro é que, sim, é possível estourar pipoca com laser, embora não exista ainda um laser com a potência daquele do filme.

Para quem não viu, ou não lembra. Há uma escola especial para gênios adolescentes. A sua estrela é Chris (Val Kilmer) visto como o novo Einstein, mas que só quer zoar e só estuda quando quer. Um menino novo, Mitch Taylor, de 16 anos, chega na academia e fica seu amigo. Há ainda o professor que pressiona Chris e os outros garotos para que eles produzam. Mitch Taylor é tímido e o professor tenta controlá-lo. Estamos nos anos 80, no meio daquele projeto Guerra nas Estrelas do Reagan, e o professor quer usar seus alunos para produzirem armas de destruição em massa, como o tal laser... Os adolescentes descobrem e, bem, se vingam do professor e seus puxa-sacos. Muito bom... muito tosco... mas é possível explodir pipoca com laser, então, a mentira não é tão grande. ^_^

Falando em filmes, o Monacast desta semana é sobre filmes toscos. Estou ouvindo agora. Aí embaixo, a seqüência final, a da pipoca. ^_^


Acabei de lembrar mais dois filmes adolescentes dos anos 80 muito divertidos: Curso de Verão (Summer School – 1987) e Sem Licença para Dirigir (License to Drive – 1988). Nenhum deles do John Hughes ou tão geniais quanto seus filmes. Eram somente divertidos.

Em Curso de Verão, um professor surfista (*interpretado pelo bonitão do Mark Harmon*) é escalado para lecionar inglês durante o verão para uma turma de alunos e alunas reprovados. O grupo de alunos tem desde o sujeito que era stripper e por isso dormia durante as aulas, o cara fortão que pede para ir ao banheiro e só volta no último dia, até o moleque fanático por filmes de terror como O Massacre da Serra Elétrica. Destaque nesse filme para a cena dos coelhos assassinos – que depois eu descobri que tinha sido uma homenagem ao Em Busca do Cálice Sagrado do Monty Phyton – e o aluno que na hora da prova levantava gritando “Eu não sei nada! Eu não sei nada!”. Obviamente, era sonho. Sem Licença para Dirigir mostra um adolescente doido para tirar a carteira, mas que pega um avaliador dos infernos e é reprovado. Sem carro, mas com a garota mais bonita da escola querendo sair com ele, o sujeito mente para os pais, pega o Cadillac premiado do avô e, claro, se dá mal.

Acho que agora acabou... Não vou incluir mais nenhum filme, prometo. E prestem atenção que de todos os filmes que listei, salvo os da Molly Ringwald e o A Lenda de Billy Jean nenhum tem personagem feminina protagonista ou que seja muito marcante. São sempre as aventuras, dramas, amizades de garotos. Coincidência? Certamente que não.

4 pessoas comentaram:

Eu adorava também o filme Admiradora Secreta.
Tinha também Namorada de aluguel e Happy Together (não lembro o nome em português), ambos com o Patrick Dempsey, do Grey's Anatomy.

De Namorada d eAluguel eu nunca gotei... Nunca fui fã da Lea Thompson, sabe? Deste outro, Happy Together, eu não estou conseguindo lembrar...

Eu gostama muito de academia dos genios e do curso de verão (e o cara que ficou o curso todo preso no banheiro ? hehehehe)

mas não gostei de namorada de alugal e similares, mas admiradora secreta foi campeã de reprises la em casa.

A garota de rosa shoking não esqueço muitas lembranças...

Related Posts with Thumbnails