domingo, 2 de agosto de 2009

Ainda sobre o WCS 2009



Como postei mais cedo, as representantes da Espanha ficou em 2º lugar este ano. Laura e Bereniç tinham se classificado em seu país com A Rosa de Versalhes, e eu tinha visto o cosplay, mas escolheram Candy Candy para a competição final. Anthony é a mesma roupa, mas o vestido da Candy Candy foi diferente do da foto acima. Eu acredito qeu deve ter sido o do jantar logo depois que ela é adotada, mas a foto era muito pequenininha e desfocada. O vestido usado nessa prévia - acho que foi um desfile - é da abertura do anime, que está logo abaixo. Tem gente que acha que os japoneses não têm memória e que só lembram do anime da última estação. Mais uma mostra do equívoco que certos fãs aqui no Brasil cometem. Meus agradecimentos à Petra Leão que me passou link e informações.

4 pessoas comentaram:

Eu aposto que elas teriam adorado usar Berubara na final, mas infelizmente com a proibição da Shueisha tiveram que mudar de planos.

Mas fiquei felicíssima de vê-las com cosplays tão lindos e de CLÁSSICOS (na verdade ficamos amigas por que assim como eu e Aino, elas também sempre procuram fazer cosplays de animes mais antigos!)

Mas só pra constar: em 2006 o 2º lugar do WCS ficou com uma dupla japonesa que fez cosplay de Rosa de Versalhes (nessa época a Shueisha não tinha proibido nada ainda), ou seja, não é tão incomum que lembrem de animes mais antigos.

Muitos juízes do WCS aliás são desenhistas/dubladores/cantores das antigas, como Leiji Matsumoto, Goo Nagai, Ichiro Mizuki, entre outros =)

Sim, eu sei disso. Quem diz essas bobagens é gente aqui do Brasil. Eu acompanho mal e mal esses concursos. E, claro, fora do mundo dos cosplays os clássicos sempre estão em evidência, mesmo que o novo-novíssimo esteja em todos os lugares, também.

Os "otakus" (...) brasileiros são muito jovens. Talvez seja essa a razão da tal tendência de imaginar que "obras antigas devem ser esquecidas, enterradas e jamais relembradas".

Porém, que clássicos como Berubara, Candy Candy, Kaze to Ki no Uta, Ribon no Kishi entre tantos outros, povoaram a infância e juventude de vários japoneses, sendo relembrados até hoje em peças de teatro (Berubara do Takarazuka é simplesmente... fantástico), em relançamentos encontrados até em bibliotecas e em programas de TV.

É uma pena que o Brasil não foi ao pódio, porém, saber que Candy Candy estava lá é uma alegria a parte. Minha amiga fez este ano cosplay da Candy e deve estar dando pulos de alegria!

Não, esse tipo de abobrinha não é dita somente por jovens que conheceram anime via Naruto. Volta e meia são os trintões ou a geração Cavaleiros que despeja essas coisas. E deveriam saber, pela experiência, que as coisas não são bem assim.

quanto à Berubara, a peça é muito antiga, é de 1974 e desde lá houve várias montagens e gaidens feitos exclusivamente para o Takarazuka. Só que boa parte desse material é republicado com regularidade e os animes reprisados. Exceção é Candy Candy, por causa da pendenga judicial. Mas com publicação/exibição, ou sem elas, a série continua com uma enormidade de fãs.

Related Posts with Thumbnails