quinta-feira, 4 de junho de 2009

20 Anos de carreira de Moyoco Anno



O Pro Shoujo Spain fez um post celebrando os 20 anos de carreira de Moyoco Anno, uma das maiores mangá-kas da atualidade. Anno é muito produtiva e não se fixa em um só gênero. Shoujo, josei, seinen, ela só não fez shounen ainda. Comédia, drama, crítica social, questões de gênero, tudo isso se faz presente em suas séries.

Moyoco Anno tem 38 anos e é casada com Hideaki Anno, mas terem o mesmo nome foi coincidência mesmo. Ela debutou na editora Kodansha, na revista Betsufure em 1989. Em 1995, passou a produzir para a Shodensha, publicando na revista josei bem moderninha, a Feel Young. Lá saiu Happy Mania (11 volumes) e Shibô to Iu Na no Fuku wo Kite, que aborda o drama da anorexia.

Outras de suas obras famosas são Jelly Beans (4 volumes), Love Master X e Sugar Sugar Rune (8 volumes), que revisitou o mahou shoujo clássico e teve anime, para a Nakayoshi. Suas obras seinen de maior destaque são Sakuran, tomo único que virou filme, Hataraki Man, que ainda está em andamento mas já teve dorama e anime, e Hana to Mitsubachi (7 volumes).

Tudo que vi de Moyoco Anno é pelo menos bom. Não me interessei muito por Happy Mania, mas isso não quer dizer que seja ruim. Sakuran, Hataraki Man e Shibô to Iu Na no Fuku wo Kite, Sugar Sugar Rune é muito simpático e um mangá que pode se rlido por crianças e adultos. Queria muito que alguma coisa dela saísse no Brasil.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails