terça-feira, 16 de junho de 2009

Hagio Moto celebra 40 anos de carreira



Hagio Moto é uma das maiores mangá-kas de todos os tempos. Uma das criadoras do shounen-ai, das mangá-kas que revolucionaram o shoujo nos anos 70, premiada por seus mangás de ficção científica, inteligentíssima, culta e muito humana. Adoro ler as entrevistas que ela dá. Passando pelo Pro Shoujo Spain no fim de semana - quando postei quase nada - vi que elas estavam falando da festa pelos 40 anos de carreira de Hagio Moto. Elas souberam pelo blog da Tomoko Ninomiya, a autora de Nodame Cantabile, ela estava na festa. Para quem lê inglês, recomendo a entrevista que Hagio Moto deu ao Comisc Journal (*especial sobre shoujo mangá. Eu tenho a edição.*). Quem a entrevistou foi o Matt Thorn. Triste é que mesmo sendo quem ela é, até hoje a mãe não aceita que ela seja mangá-ka. Na entrevista ele conta que a mãe diz (*ou dizia*) para todos que ela era "professora de artes", por ter vergonha da profissão que ele escolheu.

2 pessoas comentaram:

Esta vergonha da mãe tem a ver com o fato dela ter optado por uma carreira ao inves de apenas uma profissão, ou por ela não ter largado dessa carreira em pról de um casamento como se é eperado?

Não, tem a ver com o fato da carreira de quadrinista não ser vista com bons olhos nos anos 60 e 70. Mas leia a entrevista em inglês, você verá que a família dela era barra pesada.

Related Posts with Thumbnails