segunda-feira, 4 de maio de 2009

Meus desejos sendo atendidos... Dessa vez me assustei...



Semana passada ou na anterior, eu comprei a edição da Historia & Vida - excelente revista espanhola de História - e havia uma matéria sobre Hypatia de Alexandria. Meu marido não a conhecia e eu expliquei que ela foi a primeira mártir pagã, que era médica, filósofa e astrônoma, e foi morta por uma turba de cristãos. Ser mulher, pagã e cientista pegou para ela, mas, na verdade, duas facções de cristãos estavam em luta em Alexandria e o Norte da África era uma região na qual o cristianismo era bem extremado. Pois bem, Hypatia era amiga do prefeito e este era inimigo do bispo. Obviamente, o Império já tinha se tornado oficialmente cristão e Teodósio, o Grande tinha mandado fechar templos pagãos e escolas de filosofia. Foi nesse oba-oba que a biblioteca de Alexandria foi detonada.

Pois bem, resmunguei que já deveriam ter feito um filme sobre Hypatia. Meu marido disse que jmais iriam fazer. Só que hoje o Lights, Camera... History postou o trailer e informações sobre o filme Agora que será lançado este ano. O filme é mais ou menos sobre Hypatia. Nunca vi um desejo atendido tão rapidamente... Obviamente, ela que deveria ser uma senhora de mais de 50 anos, virou a Rachel Weisz. Enfim, o nome do filme é Agora. Resta saber se será uma boa surpresa.

5 pessoas comentaram:

Religiões "pagãs" (leia-se qualquer uma que não seja originaria do paradigma judaico-cristão) tb tem o conceito de martir?
Não sabia, serio mesmo. Pensei que a ideia fosse exclusiva dos grupos monoteistas. Bem, mais um "senso comum" derrubado.

ah nessa frase:

"Obviamente, o Império já tinha se tornado pagão e Teodósio, o Grande tinha mandado fechar templos pagãos e escolas de filosofia"

Vc não qer dizer que o imperia ja era oficialmente cristão?

a idéia de martírio não está restrita aos cristãos, ela está presente também no islamismo, por exemplo. Mas no caso de Hypatia, são os livros de História que usam o termo.

Ah, já corrigi o texto. Obrigada. ;)

"ela está presente também no islamismo"

eu sei, mas o Islã tb entra na parte monoteista oriunda do mesmo "berço' do judaismo e cristianismo não é?

de qualquer forma pelo contexto que vc apresentou a denominação parece bem correta.

e dispinha^^

interessante a história dela. Não conhecia e com uma busca na internet deu para conhecê-la.

Eu vi o filme e gostei muito.
Sou católica por criação e fico estarrecida quando desenterram essas coisas.

Pesquisei sobre os personagens do livro e vi que o Cirilo já foi considerado Santo, mas não é mais. (me corrija se estiver errada).

Minha mão é católica fervorosa e ficou indignada com o filme o.O

Vi tb que o filme não foi bem recebido em muitos países, quando acho que deveria ter sido exaltado por mostrar do que a intolerância religiosa e a sede pelo poder são capazes.

Me diga uma coisa, o que vc achou do retrato de Hypatia. Como historiadora, vc acha que o filme foi realista?

(Tirando a parte final, que eu sei que foi migué...)

^.^

Related Posts with Thumbnails