Não sei o que se passa na cabeça do SS. Estava tudo acertado para a reestréia da soporífera Ana Raio e Zé Trovão (*Adoro o Almir Sater, achava ele lindo na época, mas a novela sucks*) e o que o SBT faz? Estréia Dona Beija. Leram bem? Dona Beija sem avisar. Uma novela marco na TV brasleira e eles não fazem propaganda. Colocam no ar na última semana do maldito BBB sem avisar. Eu perdi dois capítulos! Segunda eu estava em casa e não vi. Eu nunca pude ver a novela completa quando era criança... Enfim, segue a nota da Folha de São Paulo. Hoje, trabalho à noite outra vez. Preciso lembrar de gravar:
Após ser recusada por Antônio, Beija funda um bordel e se transforma em um mito como cortesã, escandalizando todas as famílias conservadoras de Araxá. Seu intuito maior era ferir Marco Antônio. A chácara prospera, Beija se torna poderosa, envolve-se com João Carneiro, mas não consegue se desligar de Antônio, o homem de sua vida. Até que uma tragédia acontece."
ARMA SECRETAPara quem não viu, não lembra, a história básica da novela é a seguinte:"Dona Beija (Maitê Proença) conta a história de Ana Jacinta de São José. Ana é vítima do desejo de Mota, o ouvidor do Rei em visita a Araxá. Apaixonada por Antônio Sampaio, Beija sofre. Para vingar-se do seu algoz, quando ele está fora de casa, Beija serve aos homens que a desejam em troca de jóias e ouro. Já Antônio (Gracindo Júnior) fica desiludido e casa-se com Aninha.
Não deu certo a estratégia do SBT de reestrear "Dona Beija" em sigilo. A novela rendeu só 4,5 pontos na segunda, apenas dois décimos a mais do que a emissora dava no horário.
Após ser recusada por Antônio, Beija funda um bordel e se transforma em um mito como cortesã, escandalizando todas as famílias conservadoras de Araxá. Seu intuito maior era ferir Marco Antônio. A chácara prospera, Beija se torna poderosa, envolve-se com João Carneiro, mas não consegue se desligar de Antônio, o homem de sua vida. Até que uma tragédia acontece."
7 pessoas comentaram:
Estratégia? pra mim isso se chama falta de planejamento de proficionalismo e de comprometimento com o público.
Sempre achei o jeito q o SS leva o SBT ridículo. Dá vontade de falar com ele: Tio, deixa eu tomar conta do seu canal pq o Sr. ñ sabe P... nenhuma.
Depois reclama q da falta de audiência. Mas sempre foi essa baderna. E enquanto ele tiver no poder vai continuar sendo. A Globo tb tira e coloca coisas de sua programação mas pelo menos dá um tempo pro público saber o q vai acontecer. Se uma novela vai mal, eles investem horrores na divulgação do próximo folhetim. Pô, nem divulgar seu próprio produto é dar muita abertura pra sorte. Não consigo entender essa conta. como o público vai ver algo q ñ sabe q vai passar??
aiai
Eu vi! Ontem eu acho. Mas como não tenho tempo e não costumo acompanhar a programação da TV aberta, não estranhei. Eu lembro da novela. Não vi tudo, mas na época Dona Beija foi uma mania. Cheguei a ler uma biografia dela.
O pior é que o Sílvio Santos, que não é um homem burro nem de longe, comete repetidamente uma burrice: reloca materiais que angariaram público em um horário para tentar atingir a concorrência em outro. Sempre vou me lembrar do Brasileiros e Brasileiras: eles decidiram arriscar uma novela cujo conceito básico era que NÃO HAVIA NÚCLEO RICO. E conseguiram publico, a ideia era inusitada, tudo podia ter dado certo. Aí decidiram tentar mudar o horário para fazer a audiência peitar a globo. Resultado: perderam público. Qual foi a ordem de cima?
Reformularam o texto e introduziram um núcleo rico na novela. Voltou tudo a ser como era antes.
Ela afundou de vez.
O problema é que novela é programação horizontal – você tem que cultivar HÁBITO, de naquela hora, naquele lugar, ter aquela série todo dia, mantendo o espectador preso. E isso parece que jamias entrou na cabeça dos cabeças do SBT.
Quanto a Ana Raio e Zé Trovão, que foi uma das coisas mais insuportáveis de todos os tempos (e eu aturei porque na época tinha que conviver com uma tia que adorava aquela porcaria), eu costumava sempre dizer que era a única novela que conseguia viajar pelo Brasil inteiro e mesmo assim não ir a lugar nenhum.
O SBT apostou numa estranha estrategia de supresa. Eles passaram as ultimas semanas falando de uma suposta pesquisa p/ verificar qual sucesso da rede Manchete eles queriam rever (eu teria votado no Jaspion sem duvida ,hehehe), e na semana passada ficaram anunciando que apos a novela Revelação iam estrear a escolhida, mas não dissemram em nenhum momento qual era.
Enfim, justo na semana em que a Globo teria uma audicencia maior por conta do BBB, eles acreditarem que o simples misterio ia bastar p/ colar audicencia. Como eu disse, estrategia estranha.
Eu não me lembro se acompanhei Dona Beja, só soube qual novela tinha resestreado quando chegou na cena que escolhem o nome de quando bebe.
Mas lembro em parte da repercurssão da epoca, e não entendo as ideias do senhor Abravanel, principalmente aquela mania de colocar e tirar series do ar sem aviso ou planejamento.
Nesse ponto a Record leva vantagem em materia de ser alternativa a Global de sempre.
E não se preocupe por não ter acompanhado desde o inicio, do jeito que o SBT age, eles podem muito bem reprisar os primeiros capitulos.
Jura que o SBT considera isso como estratégia? Então tá, né?!
Silvio Santos tá gagá não é de hoje, é o que parece pelas maluquices que ele faz na grade do SBT. O cara tem coisas que vale ouro nas mãos e são muito mal aproveitadas.
Exemplo: vários seriados norte-americanos, que passam num horário pra lá de ingrato na madrugada. Eu assistia nas férias, mas chegou uma hora que cansei.
Porque? Porque colocavam o seriado no dia que quisessem, não havia regularidade nenhuma. Numa terça-feira eu via dois episódios seguidos de Arquivo Morto, um de Desaparecidos e se estivesse sem sono, um de Verônica Mars (gosto de todos). Na terça seguinte passavam dois episódios de Smallvile seguidos (que acho uma porcaria).
Sim, e só p/completar, vc ja viu a quanto tempo ele vem anunciando o filme Supermam O Retorno?
Como fã do personagem eu achei o filme pessimo, mas isso sim é uma boa amostra de propaganda p/ despertar o interesse do publico.
Agora quando se trata de um produto com grande potencial, eles não só escondem, como tb escolhe uma semana em suas duas principais concorrentes estarão muito bem de audicencia. A Globo alem do BBB tb colocou no ar o filme Se Fosse Vc, que parece ser um sucesso de publico.
Enfim, mesmo sem ser formado em administração ou publicidade, e não tendo pratica nenhuma em programação, eu consigo perceber que isso não vai dar certo.
O Lancaster comentou algo lá em cima que eu concordo, sobre novela ser programação horizontal. Eu vou além e digo que o grosso do público do SBT é aquele q está acostumado a acompanhar a programação do canal a anos, que cria hábito.
Se eles querem outros públicos, têm que fazer esse trabalho de habituá-los ao canal. Nessa eles acertam por um tempo (vide Chaves/Chapolim naqueles horários pós-almoço q pegam tudo q é tipo de público), mas aí do nada o SS muda tudo. Usando o mesmo exemplo: como dava audiência, acharam q podiam mudar pra qualquer horário ou peitar qualquer programa usando o Chaves/Chapolim, como se eles fossem um Coringa. Funcionou em alguns casos, mas começou a falhar cada vez mais.
Postar um comentário