Há lojas especializadas em vender uniformes falsos ou usados simplesmente para que as garotas possam desfilar pelos lugares da moda, como Harajuku e Shibuya. Fico imaginando se isso não gera algum constrangimento, especialmente quando alguém usa um uniforme real de uma escola que não freqüenta. Eu estudei em uma escola que levava isso muito à sério e leciono em uma que leva mais à sério ainda Imaginei que no Japão, com toda a competição pelas melhores escolas, fosse ainda mais rígido. Enfim, me enganei. O 3 Yen cita a fala de uma garota – que pelo deve ser uma aluna muito mais ou menos e não quer explicar porque está atrasada na escola – que está no Japan Times sobre o significado do uniforme para ela:
Eu freqüento uma toritsu (escola pública) o que significa que nós não temos seifuku (uniformes escolares) e podemos aparecer nas aulas vestidas como Avril Lavigne, mas acredite em mim, quando você está no colegial, você precisa ua seifuku. É tão ruim anda pela Shibuya Centa-gai e não ter a brisa soprando por baixo da minha saia, minha saia pregueada, mostrando as minhas pernas dentro das meias brancas Ralph Lauren nos joelhos. Então eu comprei um conjunto completo de segunda mão em uma loja em Harajuku. Eles se chamam nanchatte-seifuku (uniformes “de brincadeira”) e que custou cerca de 8 mil ienes.
É um grande investimento. Na hora que você veste um, os caras se viram para olhar, e eles vão do oyaji (homens de meia idade) comum até os garotos muito bonitos de 17 anos que fiam passeando perto do prédio da Beams. O visual mais glamoroso não se compara à mágica do seifuku. Uniformes te dão muita milhagem e vantagens neste país.
De qualquer forma, percebe-se que o fetiche do uniforme está presente na cabeça de homens e mulheres. As meninas se sentem valorizadas (*como objetos de consumo?*) por usarem uniforme. Mais um modismo, sem dúvida.
8 pessoas comentaram:
Pois é, quando ela disse que ela não usava uniforme pois estudava em escola publica eu também fiquei 'AHN?'. Porque escola publica tem sim uniforme no Japão.
Quanto a uniformes estarem na moda, isso eu já tinha notado. No Shibuya 109 tem uma loja que vende roupas "estilo uniforme de ensino médio" e essa loja está em todas as revistas adolescentes japonesas faz um tempo, haha.
Exato. Acho que ela estuda em uma escola pública "diferenciada". E pelo papo dela, não deve ser para melhor, não.
No mangá de Hana Yori Dango a amiga da Tsukushi estuda em escola pública e ela diz que não tem uniforme por causa disso.
Ainda assim, parece uma exceção. Escola primária pública às vezes não usa uniforme. Escola média e colegial usam. Miyazawa de Karekano sempre estudou em escola pública e sempre usou uniforme, o mesmo vale para outras tantas personagens. Quem não usa é minoria.
Mais constrangedor deve ser ver mulheres que ja não tem idade p/ estar no colegial usando esse tipo de uniformes, e ainda mais (desculpe o machismo aqui) quando a pessoa que usa é homem.^^
Huehauehauehueh, que bizarro, imaginei essas meninas usando minha odiosa calça branca do uniforme de trabalho se sentindo o máximo quando alguém pára prá tentar adivinhar a cor da calcinha. O___O"" Que falta do que fazer. =P
Sempre me perguntei por que em Mars não se usa uniforme escolar. O.o
uma vez eu vi uma reportagem sobre as escolas publicas do japao e eles realmente n usam uniforme... mas esse fetiche das colgiais é realmente compartilhado por todos os japoneses, os uniformes de educaçao fisica são bem curtos tbm XP
Essa reportaem tem problema, pois a maioria (*provavelmente não todas*) as escolas públicas japonesas, usam uniformes. É fator e reconhecimento e distinção. No post sobre saias de uniforme, uma amiga que fez est´gio no Japão com bolsa para proessores, postou fotos de meninas de escola pública com uniforme. Dê uma olhada.
Afinal, se não tem uniforme diário, muito menos de educação física. Parou para pensar?
Postar um comentário