segunda-feira, 30 de março de 2009

HQ ecológica mostra futuro apocalíptico



A Folha de São Paulo trouxe uma resenha de Nausicaä, pois a Conrad, agora saindo da crise, lançou o quinto volume. Eu já tinha comentado. Segundo o Dotaku, outro mangá que retornou foi o mangá de terror Oooku. Vamos ver os outros títulos. Segue a resenha da Folha:

HQ ecológica mostra futuro apocalíptico
Quinto volume de série de Hayao Miyazaki discute o papel da humanidade na destruição do planeta

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


O artista japonês Hayao Miyazaki é mais conhecido por ser diretor de longas-metragens de animação -ele é autor, por exemplo, de "A Viagem de Chihiro" (Oscar de melhor animação em 2003) e "O Castelo Animado". Mas Miyazaki também é quadrinista, e uma nova HQ de sua autoria acaba de sair no Brasil: o quinto volume da série "Nausicaä do Vale do Vento".

A HQ mostra um futuro apocalíptico, em que os homens, por meio de guerra e poluição, devastaram a Terra. A lição parece não ter sido aprendida, e uma nova guerra está prestes a eclodir -ao passo que o desrespeito à natureza aumenta cada vez mais. Enquanto duas nações poderosas iniciam os combates, apenas a líder de um povo pequeno, a tribo do Vale do Vento, tem mostrado consciência ecológica e humanidade, opondo-se à guerra e à destruição dos recursos naturais: a hábil e carismática Nausicaä. "Nausicaä costuma ser considerada uma fábula ecológica, que trata da relação entre homem e natureza e do papel da tecnologia no meio de tudo isso, mas eu a vejo acima de tudo como uma história pacifista", diz Marcelo Yamashita Salles, editor da versão nacional de "Nausicaä".

A série foi lançada em capítulos, de 1982 a 1994. A edição brasileira compilou a história em sete volumes -o sexto está previsto para o meio do ano e o último, para dezembro.

Filme simplificado

O mangá virou um longa-metragem de animação em 1984, dirigido pelo próprio Miyazaki. Como a história ainda não havia sido concluída, o filme aborda o equivalente aos dois primeiros volumes da série. Para Salles, o filme acabou simplificado por ter contado apenas o início da trama. "A temática ecológica não tem a força que vemos no mangá", diz. Para ele, a versão em quadrinhos "é superior, mais profunda e trata dos temas com a complexidade que exigem".

Seja por meio de um filme ou de uma história em quadrinhos, Hayao Miyazaki sabe contar histórias. Com seus mundos e personagens tão criativos e excepcionais, ele consegue refletir sobre os humanos e o seu lugar na Terra. Especialmente nessa HQ, em que ele questiona o leitor, por meio de reflexões de Nausicaä, como a seguinte: "Já sei que [nós, os humanos] somos uma raça amaldiçoada. Somos seres ignóbeis que só fazem machucar, usurpar, poluir e queimar o planeta. Não adianta querer o seu perdão agora. Os bichos são bem melhores que nós...".

NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO - VOLUME 5 Autor: Hayao Miyazaki Editora: Conrad Quanto: R$ 29,90 (144 págs.)

6 pessoas comentaram:

Ooru não é terror, é criminal. Mas acho que só foi publicado por ser "esquisito".

Pensava que fosse terror, mas realmente não me interessa. Não compro, não comprarei. E só comentei mesmo porque é importante que a Conrad esteja retornando com seus mangás.

Ooru é chato, a Conrad liberou um checklist com a previsão dos lançamentos até junho (tem um manhwa chamado Model que segue a linha Crepúsculo inclusive) e o volume 4 de Ooru está garantido ~(são só 5).

Nausicaä é um material que eu como professor de Biologia gostaria de trabalhar em sala de aula com os alunos. A única possibilidade seria usar o filme que dura quase 2horas e funcionaria muito bem.

Acho que Nausicaä cai bem no seu perfil, ela é uma jovem adolescente que mora em um pequeno reino aliado ao reino de Torumekia, ela é levada para a guerra por causa da aliança quando Torumekia entra em guerra, ela descobre a si mesma e às suas habilidades e amadurece, mais que isso seriam spoilers indesejáveis.

A essência do mangá é mantido no filme mas tem algumas diferenças como:
- No mangá Torumekia é aliado, no filme é vilão.
- No mangá Kushana é princesa exilada e mais tarde aliada, no filme é a Imperatriz de Torumekia e vilã.
- No mangá Nausicaä entende a mente/sentimentos dos animais, no filme ela é uma humana normal que não quer a matança nem de gente nem de bichos.
- O mangá debate a manipulação da natureza pelo homem através de métodos artificiais.

É simplesmente lindo, recomendo a você baixar o filme (fansub Haitou ou Hinata-sou não me lembro direito) e se gostar aproveitar alguma promoção da Conrad para comprar o mangá, isso se você já não tiver lido.

Você gostaria de ver como esse mangá trata a relação homemxmulher através da Princesa Kushana(a Kushana do mangá é muito fascinante) que luta com seus irmãos incompetentes para herdar o trono escapando de várias armadilhas tramadas, como ela lutou para formar um exército e é respeitada pelos homens por sua fidelidade às suas tropas etc. Já a Nausicaä que é de um povo mais evoluído espiritualmente digamos assim recebe o título de regente do reino naturalmente quando o seu pai morre.

Kadu, eu conheço Nausicaä. Conheço o anime e tenho o mangá aqui em casa.

Sinceramente, eu não desgosto de histórias criminais, mas Ooru não interessa nem a mim, acredite. Existe melhores motivos para se publicar um material do que o autor ser influenciado pelo Egon Scheele – que eu não penduraria na parede da sala de jantar nem por um decreto, aliás.
Mas acho justo que a Conrad conclua esse material. Nem devia ter lançado, mas já que lançou...

Oooru é baseado em Egon Schiele? Opa, já fiquei pelo menos curiosa... mas nem tanto. Se eu ver em promoção eu dou uma folheada e compro.

Quero saber de One Piece. Embora eu tenha parado de comprar a versão nacional por conta do servicinho porco da Conrad, ainda fico atenta às notícias.

Related Posts with Thumbnails