Parece trote, mas aconteceu mesmo. O anime de Hetalia foi cancelado por causa dos protestos coreanos. A série cômica antropomorfizava (*Vixe! Será que escevi certo?!*) as nações (Itália, Alemanha, Japão, etc.) em um contexto de II Guerra Mundial ou um pouco antes com leves toques shounen-ai. Os bonequinhos são uma graça, mas segundo vários sites, os coreanos protestaram em massa contra a imagem feita do seu país. Ao invés de cortarem a Coréia, segundo o ANN, a Kids Station cancelou o anime. E, claro, coisas como Kodomo no Jikan continuam aí. Muito justo...
8 pessoas comentaram:
Só lembrando que na mesma notícia eles avisam que apesar de cancelado pela Kid's Station o anime ainda será exibido em outras mídias, no caso em stream para telefones celulares e por um portal de animação. Ah sim, e para quem não sabe a pressão toda começou na Coréia, com protestos contrários a exibição do anime por conta do personagem que representa o país no web-comic. Os produtores chegaram a dizer que não haveria nenhum personagem coreano na versão animada e mesmo assim não foi suficiente para os protestos pararem e no fim a emissora acabou cedendo. Por um lado eu fico feliz em ver uma emissora respondendo prontamente ao apelo de seu público, por outro triste com mais uma "censura" sem sentido.
Mas qual é o motivo do protesto? É só por estar presente?
Anderson, eu não sei ao certo, mas desconfio que ou a Coréia foi pintada de forma efeminada, ou submissa ao Japão. Eu vi em um site (*agora não lembro qual, mas vou procurar*), que a história em que a Coréia aparecia se passava no passado. Então, talvez brincasse com a História de conflitos entre os dois países.
Ai é complicado.
Dado o historico dos paises, entendo que eles sejam seniveis.
Mesmo assim é uma pena que acabe sendo mais um caso de censura.
Nao sabia desse anime, mas fiquei curioso ao ler seu post. Pena que foi cancelado, mas seria interessante pelo tema.
Pediu, né? Não me levem a mal, mas anime que faz referência à Coreia de uma forma estranha, mesmo que leve, soa muito mal. Com o histórico de conflitos e humilhações que esses países tem? Não vejo como censura não, vejo como recuperação do simancol, mesmo que sob pressão.
Aliás, o Japão hoje tão pacifista, foi um dos mais cruéis com os povos conquistados... isso ninguém coloca em anime...
Se você já viu aqueles filmes da Ghibli, já viu a "crueldade" japonesa em anime.
E, não, apesar do histórico de agressões (*os coreanos também tentaram invadir o Japão quando vizinho não era tão bom em se defender e atacar*), o anime não foi cancelado por causa de uma tomada de consciência em relação ao seu passado histórico, mas, sim, por interesses comerciais. É censura e vinda de um país que não censura pedofilia, porque dá lucro.
No mais, ao que parece, todo mundo é ridicularizado neste quadrinho. Eu vi alguns pedaços, inclusive o próprio Japão. Porque digam tudo, mas não que os japoneses não demonstram senso de humor em seus materiais. Fica parecendo as censuras impostas aos Simpsons aqui no Brasil.
Não duvido que Coreia e Japão tenham feito muito mal um ao outro. Mas sejamos siceros, certas coisas podem ser evitadas, por que não? Se é engraçado pra uns, pode doer muito pra outros. Só porque eu sei rir de mim mesmo posso rir dos outros? Não sei, é uma questão muito delicada.
Eu não vi muitos animes do Ghibli, mas sei lá, acho difícil que se retrate como os japoneses tratavam os chineses e coreanos (principalmente as coreanas)na guerra. Mas como não sou professora de História como você, pode ser que os artigos que li eram intriga da oposição...
Postar um comentário