Já falei aqui pelo menos uma vez sobre as operações da Coréia do Norte que consistiam em seqüestrar japoneses para fins de espionagem. O caso mais famoso, o da menina Megumi, virou mangá e anime. Pois bem, hoje no Japan Probe e no Mainichi Shinbum há matérias falando que o número de seqüestrados pode ser bem maior e que o governo norte coreano teria admitido novos números. Para se ter uma idéia, o governo japonês tem uma lista de 17 nomes, o governo da Coréia do Norte admite 12, somente cinco retornaram ao Japão. Agora há a possibilidade de mais 36 pessoas (*é o que se admite*) tenham sido seqüestradas. Enfim, o drama dos familiares não tem fim.
5 pessoas comentaram:
Eu não vou com a cara do exército americano meter o dedo no mundo, mas abro uma exceção especial para a Coréia do Norte – que é um regimezinho desgraçado comandado por gente que deveria ser metralhada sem piedade. Tudo bem que os americanos são uns f**********s mas esses caras tinham que ser varridos da face da Terra, da mesma forma que se deveria fazer com o governo de Mianmar. Braddock neles! O curioso é que o verdadeiro motivo pelo qual o Japão é tão banana com os abusos dos soldados americanos em seu país é justamente o bicho-papão ao seu lado. O país se tornou refém da proteção americana – a única linha de frente efetiva que eles realmente têm contra os Norte-coreanos. Ou eles crescem, ou vão ser crianças dependentes dos outros para sempre. O problema é o precedente de um crescimento deles, que assusta todo mundo ao longo da Ásia...
Discordo, Alexandre. Primeiro que os EUA façam a limpeza de algum lugar. Eles não tem moral, tampouco escrupulos para isso.
Veja o Iraque ou o que dele sobrou, e o Afeganistão. Uma ação da ONU, caso a Organização fosse série, seria outra coisa.
No mais, a covardia do governo japonês em relação á Córéia nada tem a ver com a dependência em relaçao aos EUA, mas o medo de ter que lavar a roupa suja. Os crimes cometidos pelo Japão contra seus vizinhos (coreanos, filipinos, chineses) foram enormes e até hoje eles se recusam a fazer coisas simples, como indenizar as mulheres que foram sexualmente escravizadas nestes países. Fora, claro, a questão da revisão dos livros de História. A cosia não e´tão simples e o problema é mais asiático do que se quer pensar.
Mas dia desses tinha matéria no Japan Probe sobre um insuspeito herói de guerra japonês. Um coreano que virou Kamikaze. Dê uma olhada deve estar nas notícias da semana.
bom, como não tenho muito conhecimento sobre os casos de sequestros, nem mesmo a quem culpar... mas concordo que acho desagradável a coréia do norte, o ditador de lá é uma pessoa que precisava de pelo menos muita surra quando era criança... vejo-o exatamente como aquele ditador de "now and then, here and there", infantil, louco e inescrupuloso... mas posso esperar pra que ele morra (de causas naturais mesmo), e que... sei lá, reintegrem logo as coréias, a do norte está chafurdando a muito tempo =/
Até concordo. Todo ditador é ruim, mas alguns são muito piores que os outros. Mas sabe por que a Coréia do Norte continua lá? Primeiro, eles realmetne podem ter a bomba, segundo, os EUA e o Ocidente querem o mercado chinês e não vão provocar um atrito. E, por conta disso, que se danem os coreanos do norte. O econômico primeiro e os negócios, também.
Eu não duvidaria que "now and then, here and there" fosse uma metáfora inspirada por essa situação, aliás.
Postar um comentário