O link para esse vídeo - legendado em inglês, claro - estava no Japanator e eles brincavam com o fato de existirem otakus em todo o lugar, inclusive na Finlândia. E o interessante é que a matéira só mostra garotas, leitoras de mangá, cosplayers, nenhum rapaz aparece. Para quem não sabe, a Finlândia tem uma língua que não pertence ao enorme grupo indo-europeu, mas, como eu lembrava do tronco fino-ugriano, junto com o estoniano e o húngaro. Fiz uma pesquisa boba e rápida e descobri que o fino-ugriano não é tronco, mas ramo das línguas uralo-altaicas que incluem o japonês. E mais curioso ainda foi achar esta informação:
Estrutura fonológicaA estrutura fonológica finlandesa tem grande semelhança com a do japonês, idioma do qual alguns lingüistas especulam que tenha um longínquo parentesco: além da semelhança no formato das palavras (ainda que os léxicos dos dois idiomas sejam totalmente diferentes), as vogais predominam na fala e os encontros consonantais são muito raros. Também é comum nos dois idiomas a existência de vogais e consoantes duplicadas.
Veja que remotamente, o finlandês é aparentado com o japonês. Pergunto-me se o parentesco não é através dos ainos... De qualquer forma, passe longe do finlandês, pois é uma língua com 15 declinações. Quinze!!!! No latim e no alemão, acredito que são cinco, no russo acho que são seis. De qualquer forma, é uma enormidade...
5 pessoas comentaram:
La editorial argentina IVREA (que tambien publica en España), se va a finlandia a abrir su nueva sede.
La verdad que el mercado finlandés es muy pequeño
Wow que legal nunca tinha imaginado que haveria uma ligação entre duas linguas tão estanhas, tem mais material sobre isso em algum lugar?
o.o até lá tem otakus, não que seja uma surpresa, mas sim pelo fato de andarem assim também pelas ruas...
será que lá também tem eventos????
mas o que são essas declinações?????
e por que o espanto de ter 15 lá????
Para quem sabe o que é declinação, 15 é um número absurdo. Você conhece alguma língua que tenha pelo menos 10 declinações ou que tanhe mais de 15? O russo era o caso mais extremo que eu cnhecia, antes do finlandês.
Quanto a ter mais informações, bem, esta não é minha área. Leio alguma coisa de curiosa e é só. [;)]
Nunca imaginaria ligação entre essas duas línguas O.o
Gostei muito dessa matéria :)
Desde criança sou facinado por línguas ( mesmo cursando c.biológicas =P ) e isso acabou me levando a aprender japonês, que por conseqüência conhecí os mangás/animes...o contrário da maiora das pessoas que aprendem japa =P
Postar um comentário