segunda-feira, 14 de abril de 2008

Garotos desenham shounen; meninas preferem shoujo



Para quem ainda acha que não, que somente shounen tem público no Brasil, a frase do título foi tirada da matéria da Folha sobre o resultado do seu concurso de mangá. Lembram que falei dele faz um tempão? Legal é que o resultado apontou para algo que eu sempre falo: shoujo tem público, shoujo agrada as meninas (*e alguns meninos*), e quem diz o contrário ou desconhece o mercado ou tem má fé. Tá aí. A lista dos vencedores e os mangás premiados está na versão impressa. Vou ver se compro, pois eu só leio o jornal on line. De qualquer forma, um outro dado da matéria é que o nível dos trabalhos foi alto. Bem, havia banca avaliadora, a opinião é deles. Espero que outros concursos apareçam e que os mangás se tornem cada vez mais populares, que o preconceito contra a publicação de shoujo/josei/yaoi e o publico feminino consumidor, morra o mais rápido possível.

HQ: 299 mangás

>>> Folhateen foi inundado por centenas de histórias
>>> Garotos desenham shounen; meninas preferem shoujo

IVAN FINOTTI
EDITOR DO FOLHATEEN


Sucesso absoluto! Em dois meses e meio, o Concurso Ninja de Mangás da Folha, encerrado em 31/3, recebeu nada menos que 299 histórias em quadrinhos no estilo japonês. É uma média absurda de 4,4 mangás por dia! A divisão dos temas foi nítida. Os meninos preferiram desenhar no estilo "shounen" (que tem bastante ação e aventura). Já as meninas escolheram criar histórias do tipo "shoujo" (geralmente, de amor).

Dos 299 mangás, 47% foram enviados por teens com menos de 18 anos. O curioso é que dois terços deles preferiram usar o antigo correio ao e-mail para enviar seus mangás. Já entre os maiores de idade, aconteceu exatamente o contrário: dois terços escolheram o e-mail.

O nível dos trabalhos foi alto (leia ao lado), e não foi fácil para as equipes do caderno Folhateen e da editoria de Arte da Folha escolherem os vencedores. Além do estilo dos desenhos, a história foi levada em conta. A criação de personagens, a originalidade, a quadrinização (o jeito que o mangá é apresentado na página) também.

Parabéns aos 299 leitores que enviaram suas histórias! E viva os dois vencedores do Concurso Ninja! Eles vão receber um kit de mangás da Editora Conrad, uma câmera digital e um DVD player portátil. Leia entrevista com os dois na página 8. Mas, antes, confira os mangás vencedores nas páginas 6 e 7.
Nível dos trabalhos enviados foi alto

DIOGO BERCITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Nas últimas semanas, nossas mesas foram invadidas pelos mangás enviados pelos leitores do Folhateen. Os trabalhos, em geral, tinham um nível alto - o que justifica a dificuldade em escolher os dois vencedores. As páginas em preto-e-branco se dividiam entre aquelas finalizadas com lápis ou com caneta nanquim. Já as coloridas foram feitas com lápis de cor, giz de cera, aquarela ou pintadas no computador.

Alguns dos artistas inscritos no concurso se inspiraram em mangás publicados no Brasil, como "Naruto" e "Dragon Ball", apostando na fórmula de sucesso desses títulos. Outros ousaram mais e criaram seus próprios personagens e histórias. Muitos mostraram nos seus desenhos que sabem tudo sobre o Japão. Usaram expressões do país, desenharam roupas típicas e até mesmo explicaram a história da imigração japonesa para o Brasil. Um deles explicava detalhadamente a diferença entre os mangás e as histórias em quadrinho tradicionais.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails