De acordo com o ANN, o Governo Japonês, representantes dos estúdios e das marcas envolvidas na produção de animes se reuniram e produziram um documento sobre pirataria na internet e seu combate. De acordo com eles, a indústria de animação japonesa está sendo prejudicada pelos fansubers que provocaram uma dramática queda nas vendas de DVD nos EUA. OK, mas a indústria de animação não sobrevivia somente do Japão? Não acredito nesse papo de “crise”, aliás, normalmente, não acredito em empresários. De qualquer forma, traduzo a parte do documento que estava no ANN:
“Como os ‘fansubus’ trabalham legendando animes para o inglês sem prévia autorização. Atualmente, cerca de 6 milhões de cópias de vídeos de animes japoneses, legendados em inglês são baixados usando o BitTorrent a cada semana. Isto tem afetado as vendas de animes em DVD na América do Norte, que caíram dramaticamente. Como resultado, os preços dos animes fora do Japão caíram consideravelmente. Depois de abril de 2008 os cronogramas dos programas de TV [no Japão] foram retardados, e a queda no número de produções poderá ser vista com clareza. Resumindo, a indústria de animação japonesa mergulhou em uma grande crise.
Cerca de 10 fans (cuja capacidade de tradução se compara a de profisisonais!) parecem colocar vídeos de animes com legendas em línguas estrangeiras no YouTube, BitTorrent, e outros sites que permitem download. Se nosso país tiver que lidar formalmente com o Youtube e outros serviços, será necessário ter alguma forma de ação para lidar com esses indivíduos. Eu espero resolver isso usando oficialmente as suas habilidades, tratando diretamente com eles.”
1 pessoas comentaram:
É a velha história: "Existe pirataria porque é caro e é caro porque existe pirataria"
Isso não é novidade, não acontece apenas com animes. A pirataria na internet é uma parada gigantesca. Gigantesca o suficiente para que não seja abalada facilmente, por qualquer tentativa de eliminá-la. E não é comprando DVDs originais que nós vamos sustentar a indústria de animação japonesa, não mesmo. Esse negócio é indireto e complexo, se comprarmos DVDs originais as licenciadoras brasileiras ficarão mais interessadas em trazer mais animes para o Brasil? E reduzirão o preço dos DVDs? O que vai acontecer daqui pra frente só pode ser a favor desse novo meio de transmissão de anime chamado P2P. O download ilegal de animes já faz parte da cultura (sem exagero) não só do Brasil como de muitos países. Acho que 90% dos fãs de anime só assistem via download. Sequer assistem na TV. Mas e agora? Vamos sustentar a animação japonesa comprando apenas DVDs originais? hahaha....
Postar um comentário