sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

As editoras que mais vendem



Na página do Comipress está publicado o ranking das editoras que mais vendem segundo o site Amazon. Interessante é que a Shueisha que tem Nana, Naruto e One Piece está em terceiro. Já a Kodansha detém sucessos como Nodame Cantabile e Vagabond. A Shogakukan publica Detetive Conan, InuYasha, os mangás de Mitsuru Adachi, e é responsável pelas revistas Betsucomi, Cheese, Sho-Comi, entre outras. Já a Kadokawa é dona de Suzumiya Haruhi e Code Geass.

1. Kodansha
2. Shogakukan
3. Shueisha
4. Kadokawa (excluindo MediaWorks e Fujimi Shobo)
5. Shinchosha

6 pessoas comentaram:

I thought that Sueisha would be the first :D.

Curi-chan

Me too. I think Nodame was really a huge success! :)

Mas vocês esquecem de uma coisa: essas editoras não publicam só quadrinhos. Publicações que não são relacionadas aos mangás, como revistas femininas não muito diferentes das nossas bem conhecidas Nova e Marie Claire, contam muito nesse cômputo final.

Contam, mas se 40% do que se publica é mangá, eles pesam muito mesmo na balança. Veja que o comentário em inglês do/a Curi-chan mostra o espanto id~entico ao meu.

Mas Valéria, as vendas no Amazon Japan refletem apenas os gostos dos adultos. Vendo o ranking anual de mangás vemos muito Nodame, muito seinen, muito mangá pra otaku, muito yaoi, mas a gente n ve muito Nana, One Piece, títulos da Shonen Jump que sao mais consumidos pela juventude, que ainda n compram seus mangás pela internet.

Por tanto n me surpreende a Kodansha em primeiro e a Shueisha em terceiro.

Este seu ponto é válido, André, mas tem um detalhe: Nana e One piece só são o sucesso que são porque conquistaram público em todas as idades. Aliás, Nana é um shoujo mangá com muitos leitores. Não conheço o mercado de compra de mangás no Japão e se a internet é um veículo tão distante da juventude, aliás, duvido disso... Mas em todo caso, é um ponto a se pensar, sim.

Related Posts with Thumbnails