terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Desvendando a História [Especial]



Alguns meses atrás fiz uma matéria curta para uma revista de História. Não sabia qual, o e-mail convite foi enviado aos alunos da pós da UnB. Só sabia que o contato era da USP de São Paulo. O tema da edição era Revoluções (Francesa, Russa, Inglesa). Pensei em escrever sobre a Rosa de Versalhes, só para variar, mas o editor achou por bem não e fez a contra-proposta de falar de Maria Antonieta. Não sou fã de Maria Antonieta, mas depois de ler horrores sobre ela, sinto mais pena do que qualquer coisa. Aliás, recomendo a biografia da Antonia Fraser. é uma escritora excelente e vários livros dela podem ser encontrados em português nos sebos. E melhor do que a biografia de Antonieta é o livros sobre as esposas de Henrique VIII.

Enfim, demorou horrores para o material sair e eu nem tinha lá muitas esperanças, mas ontem na banca estava lá uma edição especial da Desvendando a História. Não é nada demais, não vou mentir, mas é sempre uma alegria ver um texto publicado, ainda mais em uma publicação da minha área. Uma amiga taambém publicou na edição e, afinal, ela é quem falou de quadrinhos. Trata-se do artigo "Revoltas Quadro a Quadro" sobre o quadrinho francês Dampierre. A autora, Natania Nogueira é webmistress do site Gibiteca.com.

Falando do unierso dos animes e mangás, eu escrevi dois textos para completar as edições do mangá Princess Princess da Panini. Um, sobre o Takarazuka, saiu na edição 2, e o segundo, sobre Yaoi BL, na edição 4. O primeiro texto não chamou a atenção, mas o segundo está sendo até bem comentado na comunidade da Panini no Orkut. Como li mais desde que escrevi sobre o tema para a Neo Tokyo, acho que este último texto saiu bem melhor, apesar de mais curto. Falando em Neo Tokyo, ainda não via a edição 23, mas ela traz além das minhas matérias sobre Escaflowne e Peach Girl, outras matérias sobre shoujo e uma entrevista com as meninas do Estúdio Seasons. Para fãs do gênero está imperdível. De novo a capa é Naruto, mas não tenho o que fazer a respeito. Alguém na comunidade da revista no Orkut, até chamou a revista de Narutokyo e eu até achei engraçado.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails