sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Takemiya Keiko nos EUA



Acho que das mangá-kas mais clássicas ela é a primeira a ir aos EUA. Dois de seus mangás de ficção científica, To Terra – o primeiro shounen da autora e que teve anime recente exibido na TV japonesa – e Andromeda Stories – coletânea shoujo de ficção científica – estão saindo nos EUA pela editora Vertical, que é especializada em clássicos. De acordo com o ANN, a autora estará em seções de autógrafos em Santa Monica, California, no dia 15 e em Portland, Oregon, no dia 17. Para quem não lembra, Takemiya Keiko é uma das pioneiras do shounen-ai e sua obra mais lembrada é Kaze to Ki no Uta, só que ela é mestre em ficção científica, assim como Hagio Moto. Hoje ela dá aulas em uma universidade japonesa, na Kyoto Seika.

Não sou muito fã dos mangás da autora como sou dos de Hagio Moto e Riyoko Ikeda, preciso confessar, comprei o primeiro volume de To Terra e não me empolguei, mas gosto muito de ler as entrevistas que ela dá (
Exemplo). Assim como Hagio Moto, ela tem muito a dizer, é inteligente, culta, preocupada com as questões sociais, com o papel das mulheres na sociedade japonesa e as questões de gênero ("Minha geração queria dissolver os gêneros", ela disse em uma entrevista que li). E o discurso dela é bem articulado, muito diferente de certas mangá-kas que andam muito na moda por aí e que parecem ter sei lá o quê entre as orelhas. Torço para que façam uma entrevista com ela, pois será um prazer traduzir.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails