domingo, 16 de setembro de 2007

Entrevista com o editor da Tokyopop - parte 3


Última parte da entrevista com o editor da Tokyopop. Demorei a terminar, adaptei algumas coisas, espero que tenha ficado legível. Ele é bem coerente em algumas coisas, mas, claro, faz a propaganda do material da empresa sempre que pode. Perguntado sobre qual seria o próximo Fruits Basket, ele enrolou. Mas como responder isso? Não vejo, claro, Gakuen Alice como o novo Fruits Basket, tampouco acho que Princess Ai seja essa maravilha toda que ele acha, mas vamos ver.

Vamos falar de ficção.[1] Vocês publicam alguns romances estrangeiros, vocês estão produzindo material próprio?

Sim, estamos. Provavelmente a nossa licensa mais lucrativa no momento é a série Twelve Kingdoms, cujo segundo volume será lançado em hardcover no próximo ano. Nós publicamos novelizações bem sucedidas de .Hack e Love Hina; o romance de FLCL sai no ano que vem. Todos eles são bem excitantes, mas estamos desenvolvendo uma série de romances originais baseadas em produtos nosso como Princess Ai e Bizenghast, e coisas do gênero. Nós também estaremos produzindo alguns romances originais que começaram já neste formato mesmo. O primeiro deles será uma série chamada Alex Unlimited, que será lançada em maio, e estamos colocando em movimento uma co-promoção com CosmoGIRL envolvendo uma pequena competição bonitinha para um segundo volume que deve sair no próximo mês ou no seguinte. Então, ficção continua sendo uma parte muito importante do nosso programa de publicações.

Você pode falar sobre as diferenças, se existe alguma, entre o mercado de ficção no Japão e aqui, e especificamente a relação entre as light novels e o que é o mercado aqui nos Estados Unidos?

Eu acredito que a maior e mais óbvia diferença é que o mercado de light novels no Japão tem gerado por conta própria muitas franquias ou têm sido exploradas subseqüentemente como mangá, vídeo games, anime, filmes para o cinema, de forma que apesar do formato light novel ser na sua origem um entretenimento leve, rápido, fácil de ler, se provou também muito bem sucedido como um gerador de franquias que podem se sair bem em outros formatos.

Nos Estados Unidos no espaço para jovens adultos (o qual deve ser a coisa mais próxima das light novels que temos aqui),[2] eu não acho que temos visto o mesmo tipo de polinização cruzada do material originado como ficção. Certamente já houve exemplos disso, mas eu não acho que tenha sido algo na escala em que essas coisas tendem a fazer cross over no Japão.

Harry Potter?

Yeah, obviamente há esse tipo de coisa. Há Lemony Snicket, deve haver muitas dezenas de exemplos diferentes, mas não creio nisso como uma regra geral que é necessariamente um modelo que os editores de material para jovens adultos tenham em mente desde o primeiro momento. Eu acho que isto está definitivamente começando a mudar. Agora se isso é uma influência das light novels vindas do Japão, ou uma crescente tomada de consciência por parte das editoras americanas sobre a situação do mercado, é algo que penso que se possa debater.

A relação entre ficção e aquilo que podemos chamar de arte seqüencial – comics e graphic novels – parece ter sido sempre um pouco mais fluída no Japão, o mercado vê na maioria dos casos um só consumidor; enquanto que nos Estados Unidos, mesmo que essas barreiras estejam caindo, tem sido assim há a turma dos comics, a turma do mangá, e os jovens que lêem novelas.
[3] Há um certo cross over entre essas audiências, mas até muito recentemente, eu nunca senti a relação como algo coeso como era no Japão, e vamos ver se está tendência em derrubar tais barreiras continua.

Tokyopop obviamente tem em Fruits Basket o seu grande hit. Mas o que virá depois? Como vocês pretendem emplacar outro hit duradouro e sustentável como esse tem sido?

Penso sobre isso todos os dias, obviamente. Felizmente, há muito de Fruits Basket por vir, e nossa relação com a Hakusensha é de tal magnitude que eu acho que nós vamos ser capazes de apresentar Fruits Basket em toda a sua grandeza e possivelmente em alguma nova encarnação que as pessoas não irão ver de novo em um bom número de anos. Nós continuamos a ver Fruits Basket como uma franquia que ainda vai durar muito tempo.[4]

Das coisas que são realmente novas e que podem subir ao mesmo patamar, se eu tivesse que escolher somente um, seria provavelmente outra série da Hakusensha que está saindo próximo ao fim do ano (Eu acredito que em 18 de dezembro) chamada Gakuen Alice. Nós ficamos muito satisfeitos com esse licenciamento. A ansiedade dos fãs em relação á Gakuen Alice é considerável, então nós vamos investir uma grande quantidade de tempo e energia para conseguir lançar a série com o pé direito.

Outras coisas que são novas estréias, se serão capazes de se tornas novas franquias do tipo de Fruits Basket ou não é um pouco mais difícil de dizer. Trinity Blood tem potencial porque é tem grande força natural já que tem anime e mangá e ficção. É o tipo de união que nós estamos prevendo que dará muitos bons resultados. Chibi Vampire e +Anima são lançamento fantásticos. Chibi Vampire tem a vantage de estar sendo publicado em dois formatos diferentes, ficção e mangá, assim um alimenta o outro.

O outro tipo de resposta que você dá para “Qual é o próximo fruits Basket”, é que há um número restrito de Fruits Basket ou Naruto ou esse nível de hit em qualquer época, e substituí-los é algumas vezes um desafio. Temos um bom número de séries que achamos que tem este potencial, incluindo alguns títulos originais. Eu não ficaria surpreso dado o apoio que nós temos visto a títulos como Princess Ai que ele possa se tornar esse nível de franquia para nós
.[5] O mercado é que no fim vai resolver. Nós temos um bom número de parcerias com companhias como a Blizzard e a Disney e a Nickelodeon que irão continuar a produzir material original muito interessante baseado em produtos clássicos, e este tipo de relação tem a capacidade de jogar no mercado uma torrente de produtos, que podem gerar grandes vendas.

[1] Literatura de ficção, novela.
[2] YA = Young Adults, jovens adultos.
[3] Novelas (novels) são romances curtos.
[4] Esse tipo de colocação dá medo... OEL de Fruits Basket? Light novel de Fruits Basket?
[5] Princess Ai?! Ele está falando sério?!

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails